Principais Atrativos em Altamira
Ponto de atracação - Foto: Ricfelix  (skyscrapercity)
Ponto de atracação - Foto: Ricfelix (skyscrapercity)

Em razão da rodovia Transamazônica dividir ao meio a cidade de altamira, ganhou o apelido generoso de 'Capital da Transamazônica'. Também é chamada de 'Cidade do Festival Folclórico' e 'Princesinha do Xingu', tendo em vista que, o rio Xingu está às margens da cidade. Em virtude de sua hidrografia, Altamira possui diversos afluentes, bem como, inúmeras cachoeiras, distribuídas ao seu entorno.

Principais Pontos Turísticos de Altamira:

Culinária
São pratos típicos da cultura indígena, como o jabuti no leite da castanha, a paca no tucupi e o peixe moqueado.

Atrativos culturais naturais
Altamira possui 21 quedas d’água com toda sua beleza natural além da influência de seus caboclos, mamelucos, cafuzos, nordestinos, e sulistas.

Mercado Municipal
Vendas e comercialização de produtos agropecuários, gêneros alimentícios, artesanato. Local onde os pequenos produtores se juntam e oferecem aos compradores grande oferta de mercadorias, é possível encontrar frutas frescas de época como o Ingá e o Cupuaçu, além de ervas medicinais e alimentos típicos da região.

Orla da Cidade
Às margens do rio Xingu, possui espaços verdes para lazer, recreação e educação ambiental e atrativos como o Centro de Carpintaria Naval, onde os pescadores do município realizam manutenção e consertos de seus barcos, o Parque Natural de Altamira, espaço destinado à proteção e preservação da flora e fauna local e o Mercado de Peixe abastecido pelos pescadores da associação de pesca.

Rio Xingu e Praias naturais e artificiais
Altamira tem mais de 20 rios cortando seu território, o principal é o Xingu, com leito rochoso e águas verdes, propicia muitas correntezas e belas paisagens. Tem a pesca como forte atividade e, com a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, surge o lago que permite a prática de diversas modalidades esportivas. As praias fluviais naturais da região são sazonais pois aparecem somente no verão amazônico e apresentam águas mornas e esverdeadas. Altamira possui 3 praias que são permanentes e tem acesso via fluvial e terrestre: Praia da Orla (em frente a cidade), Massanori (a 10 km da cidade) e Assurini (Em 10 minutos de voadeira).

Conheça mais sobre Altamira
Destinos Pará
Publicidade