Parque Montanhas do Tumucumaque

Parque Montanhas do Tumucumaque - Fot: Divulgação ICMbio
Parque Montanhas do Tumucumaque - Fot: Divulgação ICMbio

Fauna e flora exuberantes fazem do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, um paraíso ecológico. A riqueza natural da área apresenta grande potencial de pesquisa e turismo em meio a Floresta amazônica. Por meio do ecoturismo e da educação ambiental, o parque quer receber visitas e oferecer atividades como, trilhas, rapel e canoagem, sempre em respeito às condições do meio ambiente. No entanto, apesar dos atrativos, ter o privilégio de conhecer de perto a maior área verde preservada do Brasil ainda é para poucos.

Com 3.865.188,53 hectares, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque está localizado em uma porção da Floresta Amazônica bem peculiar, com características únicas e ainda pouco conhecidas, na região conhecida como Escudo das Guianas, ao noroeste do Estado do Amapá. A unidade compreende os municípios de Oiapoque, Calçoene, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Laranjal do Jari; além de uma pequena porção do município de Almeirim, no Estado do Pará.

O principal objetivo de preservação da região está em proteger os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, que possibilitem a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação.

Há apenas dois anos, a área de proteção integral passou a receber visitantes, em caráter experimental – orientados e sob a permissão do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pelo Parque. Por enquanto, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque possui apenas um “centro de convivência”, localizado no município de Pedra Branca do Amapari (distante 183 quilômetros da capital).

Parque Montanhas do Tumucumaque - Fot: Divulgação ICMbio
Parque Montanhas do Tumucumaque - Fot: Divulgação ICMbio
 Veja também
No programa voluntário de cuidado aos animais, 360 criaturas de diferentes espécies da floresta Amazônica lá vivem para receber reabilitação e alimentação, pois são seres sem condições de voltar à...Saiba mais
Destinos Amapa
Publicidade