Rios

Rio Araguarí - Foto: Cleber Barbosa
Rio Araguarí - Foto: Cleber Barbosa

Principais Rios do Amapá:

Cerca de 39% da bacia hidrográfica do Estado faz parte da bacia do Amazonas. A rede hidrográfica do Amapá é formada por rios que desempenham um grande papel econômico na região desde a atividade pesqueira até o transporte hidroviário. A maioria dos rios do Amapá deságuam no oceano Atlântico. Dessa forma, os principais rios são:

Rio Araguari sua nascente está na Serra do Tumucumaque seguindo em direção ao Atlântico. Durante seu percurso forma 36 cachoeiras ao todo, entre elas a Cachoeira do Paredão, da Anta, do Arrependido, do Arrependidozinho, das Pedras, Mungubas e outras é famoso pelas pororocas.

Rio Jari nasce na Serra do Tumucumaque e deságua na margem esquerda do Rio Amazonas, em frente a Ilha Grande de Gurupá, servindo de limite entre os estados do Pará e do Amapá, é navegável da sua foz até a Cachoeira de Santo Antônio é um dos afluentes da margem esquerda do rio Amazonas. Cachoeiras que se formam em seu curso, Cachoeira de Santo Antonio, Cumarí, Inajá, Aurora, Maçaranduba, Guaribas, do Rebojo e do Desespero.

Rio Oiapoque limita naturalmente o Brasil e a Guiana Francesa, também forma importantes cachoeiras: Goiabeiras, Mananá, Caimum, Tacuru e Gran Rocho.

Rio Pedreira – histórico; forneceu as pedras para a construção da Fortaleza de São José de Macapá.

Rio Calçoene, Amapá, o tarpão (pirapema ou camurupim) ocorre em grandes quantidades dentro dos lagos, gerando condições especiais para a pesca esportiva dessa espécie, destaca-se por corredeiras e cachoeiras, como as de Asa Aberta e Firmino, localizadas em frente à sede do município de Calçoene.

Rio Maracá é um pequeno afluente da margem esquerda do rio Amazonas, localizado na região sudeste do Estado do Amapá, no município de Mazagão. Essa região, que fica dentro da Reserva Extrativista do rio Cajari, é um dos santuários ecológicos mais importantes da Amazônia, de natureza exuberante, cheia de cavernas, trilhas e cachoeiras, em 1872 a margem esquerda do rio maracá foi encontrado o primeiro do estado do Amapá. Existe varias grutas e cavernas com gravuras e inscrições e varias urnas com restos mortais de humanos. As urnas funerárias encontradas no Vale do Rio Maracá são de três tipos: tubulares, zoomorfas e antropomorfas.

Rio Pedreira - (Oiapoque) Foto: Marcomede Rangel
Rio Pedreira - (Oiapoque) Foto: Marcomede Rangel
Rio Araguarí - Foto: Cleber Barbosa
Rio Araguarí - Foto: Cleber Barbosa
 Veja também
A bacia hidrográfica formada pelos rios Araguari e Amapari é a mais importante do estado, tanto pela sua contribuição na geração de energia, como pela aproximação do rio Amazonas. Também merecem...Saiba mais
As quatro ilhas mais importantes são: Ilha do Bailique, ilha do Maracá, ilha de Jipioca e ilha de Santana. A ilha do Bailique faz parte do arquipélago do Bailique. Existem ainda ilhas de menor importância...Saiba mais
O Amapá é o estado amazônico com cobertura florestal mais bem preservada do país. Com uma grande biodiversidade, o Estado mais ao norte do país possui belezas incomparáveis e um grande potencial...Saiba mais
Destinos Amapa
Publicidade