Catedral de Nossa Senhora da Glória (construida em estilo germânico em 1957 (Licença-Dominio publico) |
A cidade de Cruzeiro do Sul, é o portão de entrada do Pólo Ecoturístico do Vale do Juruá, além de ser segundo maior município do Estado do Acre. A cidade é privilegiada pela natureza, onde estão agregados aos seus atrativos naturais, o rio Juruá, navegável o ano inteiro, inúmeros igarapés de águas escuras porém, límpidas, praias fluviais de areias brancas; grandes lagos, com generosa abundância de peixes e uma gastronomia além de deliciosa, muito rica à base de peixe. Cruzeiro do Sul é conhecida como a 'Terra dos Náuas', uma tribo indígena local que ocupava a área antes da chegada dos brancos na região.
Principais Pontos Turísticos de Cruzeiro do Sul:
Parque Nacional da Serra do Divisor
O parque contempla uma das maiores biodiversidades do Planeta. Além de concentrar, também, a maioria das terras indígenas do Acre.
Fórum Civil Caio Valadares
Construído em estilo neoclássico, onde já funcionou também como o primeiro Tribunal de Apelação do Alto Juruá. Em sua biblioteca, é mantido um grande acervo de obras estrangeiras raras, bem como, mobiliários do começo do século XX.
Catedral de Nossa Senhora da Glória
Sua construção é do ano de 1957 em estilo germânico, com forma octogonal. Em seu interior, possui um painel representando a mãe de Jesus, abrangendo todo o Fundo do Altar-mor.
Igarapé Preto
Tem uma praia fluvial bastante agradável, de areias claras e finas, em contraste natural com a água escura, contudo, extremamente límpida e transparente.
Instituto Santa Terezinha
Bastante visitado por sua arquitetura colonial. Já abrigou a primeira escola de 1° e 2° graus de Cruzeiro do Sul.
Estação do Porto
Construção em estilo colonial inglês, com arco moldado em ferro fundido na Inglaterra, no ano de 1912.