Festa da Lavadeira - Foto: Acervo Lavadeira |
Grande festa popular do litoral sul do Estado, com shows musicais, espetáculos da cultura popular, barracas com bebidas e comidas típicas. Surgiu depois que um artista plástico colocou, no jardim de sua casa de veraneio, uma escultura (em tamanho natural) de uma bela mulher, sentada, lavando roupa. A escultura da lavadeira virou atração e em torno dela surgiu a festa que acontece durante todo o dia ao longo da praia. Em 1 de maio de 1987 começou a Festa da Lavadeira, quando a escultura de uma “lavadeira” foi comprada e colocada em frente a casa que tinha 42m² de área construída, sem cerca nem luz elétrica.
A escultura da Lavadeira despertou o interesse da comunidade nativa da Praia do Paiva, eles iam visita-la nominando a escultura de “mulher”, levando em alguns casos presentes ou oferendas, como frutas da época, por exemplo, às vezes uma “feirinha” composta de arroz, feijão e macarrão. Assim, para que todos os nativos e alguns amigos fossem ao encontro da Lavadeira, surgiu a Festa.
O idealizador da Festa da Lavadeira, de 1984 até 1986, trabalhou na Casa 10, no histórico Pátio de São Pedro, Recife, convivendo sistematicamente com a cultura popular. Ao deparar com o encontro da Lavadeira com a comunidade nativa da praia do Paiva, foi pensada uma festa com estas manifestações da nossa identidade cultural, com o propósito de mostrar às pessoas sua cultura, unir o povo às suas tradições e criar um espaço para os artistas populares e sua arte. A Festa da Lavadeira transformou-se, hoje, na maior Festa da Cultura de Pernambuco e um projeto único, que tem o propósito de integrar o Nordeste do Brasil.
Quando: 01/05
Onde: Praia do Paiva – Cabo de Santo Agostinho