Desfile do Galo da Madrugada - Foto: Antônio Cruz abr - Licença: CC-BY-SA-3.0) |
O Carnaval de Pernambuco se refere às festas de momo ocorridas no estado brasileiro de Pernambuco. Acontece de forma mais forte na Região Metropolitana do Recife, principalmente nos bairros do Recife Antigo no Recife e na Cidade Alta em Olinda; mas também ocorre em diversos municípios do interior do estado.
Carnaval multicultural e democrático. A folia da capital pernambucana é uma das maiores e mais expressivas do Brasil. Frevo, caboclinho, maracatu, boi, samba, afoxé e música contemporânea ganham espaço na programação do carnaval. Várias expressões culturais acontecem ao mesmo tempo, em lugares diferentes, oferecendo várias opções para os turistas e foliões locais.
Os ritmos contagiantes e as fantasias criativas brilham nas cidades cheias de gente, luzes e sons. Prévias e blocos tradicionais esquentam as semanas pré-carnavalescas, com atrações locais e nacionais, mas o grande abre alas da festa é o Galo da Madrugada, o bloco que arrasta milhares de foliões pelas ruas do centro, no Sábado de Zé Pereira, acorda a cidade e dá boas vindas ao Carnaval.
Considerado o carnaval mais culturalmente diverso do país, o carnaval pernambucano tem como característica principal a democratização da brincadeira. Os foliões participam intensamente das manifestações, sem a necessidade de uma distinção por mortalhas ou abadás.