Últimos posts

Rios

Rio Ariquinda (Praia dos Coqueiros) Foto: Roberta Guimarães/Uol
Rio Ariquinda (Praia dos Coqueiros) Foto: Roberta Guimarães/Uol

As grandes bacias hidrográficas de Pernambuco possuem duas vertentes: Faz parte da bacia do Atlântico Nordeste Oriental e da Bacia do rio São Francisco. Os rios que escoam para o rio São Francisco formam os chamados rios interiores, cujo todos os rios nascem em municípios limítrofes na divisa de estados da Região nordeste, os rios que escoam para o Oceano Atlântico, constituem os chamados rios litorâneos, fazem parte da bacia hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental, cujo quase todos nascem no planalto da borborema.

Os três maiores reservatórios de água de pernambuco são: Reservatório Eng. Francisco Sabóia em Ibimirim no sertão, na bacia hidrográfica do rio Moxotó, o Reservatório de Jucazinho, localizado na mesorregião Agreste, próximo ao município de Surubim, na bacia do rio capibaribe, e a represa de Itaparica, inserida sobre o rio São Francisco, mediante o represamento das águas do Rio São Francisco, com vistas ao aproveitamento hidroelétrico do rio através da Usina Hidrelétrica de Itaparica, sendo uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil, além desses, existe um conjunto de reservatórios distribuídos por todo o estado.

São Lourenço da Mata, em Pernambuco, é a capital nacional do pau-brasil, árvore também conhecida como pau-pernambuco, que deu origem ao nome do país. Em alguns idiomas, como o francês e o italiano, o principal nome da árvore pau-brasil é 'pernambuco'.

Na Região Metropolitana do Recife há poucos lagos e reservatórios, destaque para os reservatórios de Tapacurá e Pirapama. Na periferia do município do Recife encontram-se dois belos cartões postais do município, a Lagoa do Araçá de Apipucos e a da Prata, sendo o último pertencente ao Parque Dois Irmãos. Os manguezais são abundantes em todo o litoral, porém foram praticamente extintos na RMR devido à urbanização (com a exceção do maior mangue urbano do Brasil, cercado por bairros da zona sul do município do Recife, como Boa Viagem). Porém, nos anos 90, houve um programa de re-implantação do mangue nas margens do Rio Capibaribe, desenvolvido pela prefeitura do Recife, trazendo de volta a vegetação ao rio por todo o município.

Rio São Francisco, Capibaribe, Ipojuca, Una, Pajeú e Jaboatão são os rios principais. O São Francisco é de importância vital para o interior do estado, principalmente para distribuição de umidade através de irrigação.

Lista de rios de Pernambuco

    Rio Beberibe
    Riacho dos Cachorros
    Rio Camarajibe
    Rio Camevou
    Rio Capibaribe
    Rio Capibaribe Mirim
    Rio Goiana
    Rio Goitá
    Rio Ipanema
    Rio Ipojuca
    Rio Jaboatão
    Rio Jordão
    Rio Moxotó
    Rio do Navio
    Riacho do Navio
    Rio Orobó
    Rio Pajeú
    Rio Parnaso
    Rio Piranji
    Rio Pirapama
    Rio Preto (Pernambuco)
    Rio São Francisco
    Rio Siriji
    Rio Sirinhaém
    Rio Tapacurá
    Rio Tejipió
    Rio Tracunhaém
    Rio Una
    Rio Verde (Pernambuco)

 

Fonte: Wikipédia.

Rio Capibaribe - Foto: CPRH - Gov Pernambuco
Rio Capibaribe - Foto: CPRH - Gov Pernambuco
Rio Ariquinda (Praia dos Coqueiros) Foto: Roberta Guimarães/Uol
Rio Ariquinda (Praia dos Coqueiros) Foto: Roberta Guimarães/Uol
 Veja também
As cachoeiras, riachos e barragens fazem justiça ao adjetivo, com suas águas cristalinas e volumosas. O verde da Mata Atlântica que cerca a cidade se mistura ao marrom das pedras em BonitoSaiba mais
Pernambuco é o destino certo para quem procura o melhor das riquezas naturais do Nordeste, com um extenso litoral de águas mornas e cristalinas. Praias como Tamandaré e Porto de Galinhas são apenas...Saiba mais
Na primeira etapa da caverna, o teto é muito baixo. As pessoas têm que passar quase se arrastando pela pedra, porque ao lado tem um abismo. Andar para os lados é perigoso. Na parte mais alta...Saiba mais
Destinos Pernambuco
Publicidade