Últimos posts

Cachoeiras

Cachoeira Barra Azul (Bonito-Pe) Foto: Leroc (Licença: CC-BY-SA-2.0)
Cachoeira Barra Azul (Bonito-Pe) Foto: Leroc (Licença: CC-BY-SA-2.0)

Principais Cachoeiras de Pernambuco

Quando se fala em Bonito logo vem à cabeça a famosa cidade do Mato Grosso do Sul, nacionalmente conhecida por seus atrativos naturais e opções de prática de esportes ao ar livre. Mas o município homônimo localizado a 132 quilômetros de Recife (PE) é menos famoso, porém oferece grande quantidade de recursos naturais e atrativos turísticos. As cachoeiras, riachos e barragens fazem justiça ao adjetivo, com suas águas cristalinas e volumosas. O verde da Mata Atlântica que cerca a cidade se mistura ao marrom das pedras que reluz com o dourado do sol ao bater na água, cenário perfeito para  os apreciadores da natureza e para os aventureiros.

As cachoeiras Humaytá, Corrente, Pedras Redonda, Barra Azul, do Encanto e do Mágico são oportunidades para o lazer contemplativo e deliciosos banhos, ótima opção para curtir com a família, pois são de fácil acesso. Já a Véu de Noiva é perfeita para os apaixonados por adrenalina, pois o acesso é feito por uma trilha de dificuldade média e sua formação é ideal para prática de rapel. As quedas d'água foram eleitas em 2007 uma das sete maravilhas de Pernambuco após votação popular.

Cachoeira da Bulha
Suas águas geladas contrastam com as águas mornas do mar. Está encravada em uma área de Mata Atlântica e por isso mesmo, no local, a temperatura é sempre amena e tem aquele cheirinho gostoso de mato. Possui quedas de aproximadamente 7 metros de altura, sendo muito procurada por quem quer curtir um bom banho de água doce. Deserta na maior parte do tempo, apenas na alta temporada alguns ambulantes comercializam bebidas e petiscos.

Segundo o Guia Quatro Rodas, de Porto de Galinhas à Escada são 42 Km e cerca de uma hora de viagem. Diga-se de passagem, 42 Km de estradas federais e estaduais, canaviais e canaviais, usinas, estrada de terra e cachoeiras.

Caminho para Escada
Em Escada, seguindo o Rio Ipojuca, várias cachoeiras podem ser interessantes pontos de visitas, como a Cachoeira do Urubu, a Cachoeira da Purificação e a Cachoeira do Convento. Para chegar a elas, recomenda-se a contratação de um jipeiro, que pode ser feita nos próprios hotéis em Porto de Galinhas.

Cachoeira do Urubu
Na Cachoeira do Convento fica o Restaurante Moquém, onde delicia-se com a excelente culinária típica nordestina, como o Baião de Dois e Bolinhos de Aipim. Vale muito a pena. A comida acompanha excelente forró nordestino e uma vista belíssima para a cachoeira.

Cachoeira do convento
No caminho para as cachoeiras, prepare-se para ver casas extremamente simples e trabalhadores do corte da cana. Espere para ver crianças crescendo peladas no chão de terra e crianças pedindo por moedas, canetas ou qualquer outra coisa que você esteja carregando. Aguarde para ver quilômetros e quilômetros de cana, sinais de fumaça da queima da colheira ou das chaminés das usinas. Espere para ver o que 500 anos de colonização fizeram a mata da zona da mata, transformando-a em zona da cana.

 

Cachoeira Véu de Noiva (Bonito-Pe)- Foto: Divulgação Briza Ferraz
Cachoeira Véu de Noiva (Bonito-Pe)- Foto: Divulgação Briza Ferraz
Cachoeira do Urubu (Vitória de Santo Antão) Foto: Neli Araujo
Cachoeira do Urubu (Vitória de Santo Antão) Foto: Neli Araujo
 Veja também
Pernambuco é o destino certo para quem procura o melhor das riquezas naturais do Nordeste, com um extenso litoral de águas mornas e cristalinas. Praias como Tamandaré e Porto de Galinhas são apenas...Saiba mais
Na primeira etapa da caverna, o teto é muito baixo. As pessoas têm que passar quase se arrastando pela pedra, porque ao lado tem um abismo. Andar para os lados é perigoso. Na parte mais alta...Saiba mais
Formado por 21 ilhas e ilhotas, o arquipélago de Fernando de Noronha é uma verdadeira maravilha da natureza. Com praias paradisíacas e fauna e flora preservadas, Fernando de Noronha é um lugar...Saiba mais
Destinos Pernambuco
Publicidade