Últimos posts
Pontos Turísticos em Triunfo
Teleférico de Triunfo - Foto: A.Junior (Licença: BY-CC-SA-2.0)
Teleférico de Triunfo - Foto: A.Junior (Licença: BY-CC-SA-2.0)

Poucos municípios têm o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima, que contradiz a aridez do sertão nordestino, com temperaturas oscilantes entre 11,1 ºC no inverno e 26 ºC no verão. O município pernambucano de Triunfo, distante 399 km de Recife e a uma altitude de 1.004m, tem vegetação diferente da que predomina na região e uma variedade de lugares a se visitar sem similar em todo Sertão nordestino. Com tudo isso Triunfo passou a ser conhecida como “O Oásis no Sertão”.

Tudo em Triunfo parece ter sido talhado com primor: as ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, o casario singelo, as antigas construções datadas do século XIX, os seculares e tradicionais convento e igrejas, as edificações em pedra bruta, a história do cangaço que nos faz voltar no tempo, os mirantes, cachoeiras, grutas, a belíssima visão do Pico do Papagaio, ponto mais alto de Pernambuco com 1.260 m, de onde é possível avistar seis cidades do Vale do Pajeú, os caretas com seus trajes que deixam os visitantes curiosos e deslumbrados com tamanha beleza com mais de um século de existência.

O famoso açude João Barbosa Sitônio localizado no centro da cidade, adornado pela presença do Cine Teatro Guarany inaugurado em 1922 e construído com rocha e óleo de baleia para dar sustentabilidade aos três pavimentos do prédio que é uma das 20 Maravilhas de Pernambuco segundo votação realizada pela Fundarpe e sem esquecer do teleférico que tem seus assentos movidos por cima das serras de Triunfo passando sobre as águas do açude que estão muito poluídas. Todos que visitam Triunfo têm uma verdadeira aula de arquitetura, história e cultura. Cidade de um povo hospitaleiro, rodeada de serras e vegetação sempre verde.

Principais Pontos turísticos de Triunfo

Casario - Construção Histórica
A melhor maneira de conhecer as construções do final do século 19 e início do século 20 do Centro é a pé. Comece o passeio em frente ao Teatro Guarany, restaurado, e termine com uma visita ao Museu do Cangaço (Pça. Mons.Eliseu, 3ª/dom 8h/12h e 13h/17h, 3846-1719), que reúne fotos, armas e vestimentas usadas por cangaceiros e fazendeiros do começo no século passado.

Passeio de Teleférico
Com 600 m de extensão e 16 metros de altura, liga o centro da cidade ao Sesc de Triunfo. O passeio dura 20 minutos (ida e volta).

Passeio ao Pico do Papagaio
Ponto mais alto do estado de Pernambuco, de onde se tem boa vista da região. A estrada que dá acesso ao pico é precária - por isso, vá apenas com veículos 4x4.

Visitas ao Engenho São Pedro
Próximo à Pousada Baixa Verde (leia em hotéis), promove degustação e venda de cachaças e rapaduras. Nos fins de semana, você acompanha o processo de moagem da cana-de-açúcar.

 

Conheça mais sobre Triunfo
Destinos Pernambuco
Publicidade