João Pessoa - Cultura - Ruas Históricas
Centro Histórico de João Pessoa - Foto: Ruy Carvalho (Licença-cc-by-sa-2.0)
Centro Histórico de João Pessoa - Foto: Ruy Carvalho (Licença-cc-by-sa-2.0)

Principais Ruas Históricas de João Pessoa

Av. General Osório
Esta foi a segunda rua aberta na cidade. Com o nome de Rua Nova foi palco dos grandes acontecimentos locais durante o Brasil colônia e império.

Rua das Trincheiras
Em tempos remotos era conhecida apenas como o caminho para a cidade do Recife. Em 1710, durante a Guerra dos Mascates, o governador João da Maia Gama ficou ao lado dos imperialistas e mandou tropas contra a cidade de Olinda. Temendo, depois, uma represália mandou construir trincheiras nesse caminho, nas imediações de onde fica, hoje, a igreja de N.S. de Lourdes.

Rua Peregrino de Carvalho
O beco iniciava na Rua General Osório (antiga rua Nova) terminando na Igreja da Misericórdia, vista ao fundo. O segundo sobrado à direita era a residência dos pais do jovem José Peregrino de Carvalho, herói e mártir da Revolução de 1817.

Rua Duque de Caxias
No século XVIII o prédio à esquerda abrigava a Companhia Geral de Comércio Pernambuco e Paraíba. Idealizada pelo Marquês de Pombal, a companhia prejudicou sensivelmente o desenvolvimento da cidade por meio século.

Rua da Areia
Até o início do século XX a cidade tinha poucas ruas calçadas. O declive acentuado do local recebia muita água das chuvas que acumulavam muita areia no final da rua.

Rua Maciel Pinheiro
té os anos 1950 essa rua foi o símbolo do comércio local. No século XIX e início do século XX os comerciantes mais abastados costumavam construir sobrados para manter o negócio no térreo e residir no pavimento superior.

werwre
Conheça mais sobre João Pessoa
Conheça João Pessoa
Publicidade