Últimos posts

Ilhas

Ilha da Areia Vermelha - Foto: Viagem Café e Prosa
Ilha da Areia Vermelha - Foto: Viagem Café e Prosa

Principais Ilhas da Paraiba

Ilha das Andorinhas
A Ilha das Andorinhas é uma ilha fluviomarinha situada na desembocadura do Rio Paraíba do Norte, no município de Santa Rita, estado da Paraíba. Localiza-se na ponta norte da Ilha Stuart, no canal que separa esta da Ilha da Restinga, e é a menor das cinco mais importantes ilhas estuarinas paraibanas. Com 15 hectares de superfície (0,15 km²), Andorinhas é parte de uma complexa rede de canais e ilhas que formam a foz do rio Paraíba.

Ilha do Eixo
A Ilha do Eixo é uma ilha brasileira situada no estuário do rio Paraíba do Norte que pertence ao município de Bayeux, Paraíba. Com superfície de aproximadamente 2,4km² (240 hectares), Eixo tem o solo composto de pedra calcária, semelhantemente à vizinha Tiriri. A ilha apresenta canais navegáveis, vegetação exuberante e acesso rápido à capital do estado, João Pessoa, da qual se situa a poucos quilômetros.

Ilha da Restinga
A Ilha da Restinga é o nome de uma ilha fluviomarinha situada na desembocadura do Rio Paraíba do Norte, no município de Cabedelo, estado da Paraíba. Restinga é parte de uma complexa rede de canais e ilhas do referido estuário, que inclui ainda Stuart, Tiriri, Eixo e Andorinhas.
Dentre as muitas atividades que se desenvolveram na ilha destacam-se um leprosário, a pecuária extensiva e, mais recentemente, o ecoturismo, que tem sido o grande motivo para a preservação de seus ecossistemas.

Ilha Tiriri
A Ilha Tiriri (também conhecida como Ilha do Tiriri) é uma ilha brasileira do município de Santa Rita, estado da Paraíba. Situada no estuário do Rio Paraíba do Norte, Tiriri é a terceira em dimensão das ilhas paraibanas, depois das ilhas da Restinga e Stuart, e faz parte do complexo sistema de canais do estuário.
Tiriri está localizada defronte a João Pessoa, capital do estado, e sob suas águas turvas encontram-se a barca italiana Antonietti, encalhada em um banco de areia desde 1873, e o barco francês Chargeau d’Flote, que encalhou em 1712.

Ilha Stuart
A ilha Stuart é uma ilha brasileira localizada no estuário do rio Paraíba do Norte, pertencente ao município de Santa Rita, Paraíba. Apresenta uma superfície de 550 hectares (5,5 km²), boa parte dos quais terrenos alagadiços próprios de manguezal. Em 2005, a população era de 52 pessoas, divididas entre treze famílias.
Segunda em importância e melhores condições de habitação das ilhas do rio Paraíba, depois da Restinga, Stuart é parte de uma complexa rede de canais e ilhas que apresentam potencial para atividades ecoturísticas, como caminhadas, trilhas, passeios de caiaque e observação da natureza, pois dispõe de meio ambiente rico e ainda bem preservado, com matas, lagoas, manguezais e praias fluviais.

Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha
É um parque estadual localizado no município de Cabedelo, no estado da Paraíba. Apresenta uma área de 230 hectares, e foi criado pelo decreto estadual nº 21.263 de 28 de agosto de 2000.
O ponto central do parque é a ilha de Areia Vermelha, que é um banco de areia de cerca de dois quilômetros de comprimento por um de largura, em frente a praia de Camboinha, Cabedelo. Aparece sempre na baixa-mar, do mesmo modo que os corais de picãozinho, em Tambaú.

É um ótimo lugar para banhos, já que possui piscinas naturais e corais, numa água transparente de tom verde-claro. Nos corais que a cercam é necessário cuidado e prudência. Não é aconselhado andar sobre eles, para evitar acidentes, bem como a depredação destes.

Piscinas Naturais (Picãozinho) Foto: ZMarques PMJP
Piscinas Naturais (Picãozinho) Foto: ZMarques PMJP
 Veja também
A Paraíba abriga muitas belezas naturais e grande patrimônio histórico e cultural. O litoral da Paraíba possui belas praias de norte a sul, com coqueirais e águas mornas. São belas paisagens, com...Saiba mais
Encravada entre os municípios de Pirpirituba, Bananeiras e Borborema, a Cachoeira do Roncador é um lençol d’água que desaba de uma altura de 45m, graças a uma depressão formada no curso médioSaiba mais
O Rio Paraíba, nasce no alto da Serra de Jabitacá, no município de Monteiro, com uma extensão de 360 km de curso d'água e o maior rio do estadoSaiba mais
Destinos Paraíba
Publicidade