Cachoeiras

Cachoeira Ouricuri (Pilões) Foto: Gov Paraiba
Cachoeira Ouricuri (Pilões) Foto: Gov Paraiba

Principais Cachoeiras da Paraiba

Cachoeira do Roncador
A Cachoeira do Roncador é visitada pelos amantes da natureza de toda Paraíba e estados vizinhos. Encravada entre os municípios de Pirpirituba, Bananeiras e Borborema, a Cachoeira do Roncador é um lençol d’água que desaba de uma altura de 45m, graças a uma depressão formada no curso médio (com mais de 10 pequenas quedas d’água nas pedras) do rio Bananeiras que nasce na mata da UFPB de Bananeiras. A Cachoeira tem sua beleza realçada durante o inverno quando aumenta seu volume e sua intensidade de água.

Um belo conjunto de quedas d'água com mata ao redor, perfeito para aliviar o calor e curtir a natureza. Proporciona banhos relaxantes, e o local é adequado para caminhadas ecológicas, prática de camping selvagem, escalar a cachoeira e tomar banho nas inúmeras piscinas naturais que se formam entre as rochas. A flora nativa em redor da cachoeira mostra uma natureza exuberante, onde permanecem angelins, sucupiras, pau d’arcos, sapucaias e pirauás.

Cachoeira do Pinga
A Cachoeira do Pinga é uma queda-d'água brasileira pequenas dimensões (entre 3 e 10 metros) situada no rio Mamanguape, município de Lagoa Seca, no estado da Paraíba, a cerca de 25 km de Campina Grande. O local atrai amantes do ecoturismo e do turismo de aventura. Apresenta um paredão com duas vias de escalada em construção, a Via dos Maribondos e a Via da Raposa. Também tem ancoragens para a prática de tirolesa, e grampos para facilitar a descida até a cachoeira.

Cachoeira de Ouricuri
A cachoeira de Ouricuri, que recebe o nome da região onde se situa, fica dentro de uma floresta - resquício da exuberante Mata Atlântica - no município de Pilões. Belas cascatas completam a obra esculpida pela natureza nesta região. A água do Rio Araçagi corre por entre árvores e rochedos, formando um conjunto de corredeiras de beleza inconteste. A força das águas produz outro atrativo interessante: as fendas nas rochas do leito do rio, por onde podemos mergulhar em um local e sairmos em outro.

Toda essa beleza está ao alcance de todos. A cachoeira fica a pouco mais de 5 km do centro de Pilões (na PB 077) dos quais 4 km são de estradas asfaltadas. Do trecho sem asfalto metade pode ser percorrido de carro, e a outra metade é formado por uma trilha de baixo grau de dificuldade, que margeia o curso do rio Araçagi. Nessa parte do percurso podemos contemplar o leito do rio revestido por rochedos com formas as mais diversas. Antes de chegarmos à cachoeira principal, somos obrigados a atravessar o rio num local onde o mesmo se espreme por uma abertura estreita, esculpidas pela correnteza ao longo dos anos. Para os menos corajosos há a opção de fazer a travessia numa parte do rio onde ele é mais largo e raso.

A caminhada vale a pena! A Cachoeira de Ouricuri surge por entre a vegetação, com suas águas deslizando por uma série de declives talhados na rocha, indo precipitar-se - num salto derradeiro - em uma bela piscina natural. A água, embora turva, é de uma pureza comprovada: não há nenhuma aglomeração humana a montante do Araçagi.

Cachoeira Ouricuri (Pilões) Foto: Gov Paraiba
Cachoeira Ouricuri (Pilões) Foto: Gov Paraiba
 Veja também
Situada no estuário do Rio Paraíba do Norte, Tiriri é a terceira em dimensão das ilhas paraibanas, depois das ilhas da Restinga e Stuart, e faz parte do complexo sistema de canais do estuário.Saiba mais
O Rio Paraíba, nasce no alto da Serra de Jabitacá, no município de Monteiro, com uma extensão de 360 km de curso d'água e o maior rio do estadoSaiba mais
O Parque Estadual da Pedra da Boca, com seus 156 hectares, possui um belíssimo patrimônio geológico, repleta de cavernas, rochas com agarras naturais e as mais diferentes formações rochosasSaiba mais
Destinos Paraíba
Publicidade