Pontos Turísticos em Campina Grande
Museu de Arte Popular da Paraiba - Foto: Ajunior (Licença-cc-by-sa-2.0)
Museu de Arte Popular da Paraiba - Foto: Ajunior (Licença-cc-by-sa-2.0)

Clube de montanhismo, fazendas, o Açude Velho, vizinhas como as cidades de Areia e Bananeiras com seus centros históricos preservados e Fagundes (a Cidade da Fé), o Engenho Triunfo no Caminho dos Engenhos, museus como o do Algodão e do Telégrafo, além de parques (como do Povo e da Criança) são algumas das atrações interessantes para quem pretende conhecer a região.

Campina Grande já foi a segunda principal exportadora de algodão no mundo — em uma época em que esse produto era o ouro branco da região; e se autoproclama dona do 'Maior São João do Mundo', esse, sim, o grande (e indiscutível) orgulho desse destino a apenas 120 km de João Pessoa, capital da Paraíba.

As atrações turísticas de Campina Grande são capazes de surpreender quem desembarca ali pela primeira vez. Localizada no centro e no topo do Planalto da Borborema, o que lhe rendeu a alcunha famosa de 'Rainha da Borborema', a cidade é porta de entrada de uma região serrana que inclui experiências rurais, sítios arqueológicos, cidades históricas com casario bem preservado, engenhos que ainda produzem cachaças como se fazia há mais de um século e até estrutura para a prática de esportes de aventura.

Museu Assis Chateaubriand
No moderno prédio, administrado pela Universidade Estadual da Paraíba, o MAC apresenta importante coleção de artistas brasileiros presentes nos movimentos vanguardistas do século 20.

Museu Histórico
Ocupa um prédio de 1814, onde já funcionou uma cadeia. Painéis, mapas e fotos registram o desenvolvimento da região.

Passeio Sítio Arqueológico Itaquatiara/Pedra do Ingá
Com 24 m de comprimento e quase 4 m de altura, a Pedra do Ingá tem impressionantes gravuras em baixo relevo de cerca de seis mil anos, atribuídas às populações indígenas.

Museu do Algodão
Na antiga estação ferroviária, conta a história da matéria-prima que impulsionou o desenvolvimento da região no início do século 20.

Compras Vila do Artesão
O espaço reúne lojas divididas em setores, como artesanato em madeira, peças típicas de cangaceiros (chapéus e coletes) e trabalhos com renda.

Festa Junina (São João)
Em junho, Campina Grande se enfeita para o que chama de 'maior São João do mundo', orgulho da cidade. A enorme Praça Parque do Povo recebe o evento, com palcos de forró, comida típica, quadrilha.

Museu de Arte Popular da Paraíba
Nas margens do Açude Velho, os três prédios espelhados em forma circular, projeto de Oscar Niemeyer, lhe renderam o apelido Museu dos Três Pandeiros. Cada uma das alas expositivas será dedicada.

Conheça mais sobre Campina Grande
Destinos Paraíba
Publicidade