Pontos Turísticos em Sobral
Arco do Triunfo Sobral - Foto: Lereub (Licença-cc-by-3.0)
Arco do Triunfo Sobral - Foto: Lereub (Licença-cc-by-3.0)

Parapente
Sobral é palco de importantes campeonatos como o de parapente, que é uma atividade muito praticada na região. O parapente ou paragliding é um excitante esporte aéreo. O parapente só decola se estiver aberto e a grande sensação desse esporte é subir e voar a maior distância possível. O parapente permite que o piloto voe por várias horas, sem o uso de motor, e percorra muitos quilômetros. O recorde mundial já passa dos 330km. Sobral é detentora de ótimos locais para a prática do vôo livre.

Arco de Nossa Senhora de Fátima – Arco do Triunfo
Foi construído em 1953, como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral. Situado no Boulevard Pedro II – hoje Avenida Dr. Guarany –, o Arco de Nossa Senhora de Fátima é um dos monumentos que mais caracterizam a religiosidade da cidade.

Museu ‘Diocesano’ Dom José de Sobral
Possui um acervo de quase cinco mil peças, considerado o 5º do Brasil em Arte-Sacra e Decorativa, pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM. Fundado em 1951 e inaugurado oficialmente em 1971, o Museu Diocesano, hoje denominado Museu Dom José, é um magnífico painel da história social de Sobral e dos municípios norte-cearenses.

Igrejas
Sobral abriga várias igrejas antigas adornadas sob a influência artística européia. Entra as mais representativas, encontramos: Rosário, Santo Antônio, das Dores, do Patrocínio, de Nossa Senhora da Conceição da Caiçara e Menino Deus.

Teatro Municipal São João
O Teatro São João, construído sob a inspiração do estilo neoclássico, é um dos raros exemplos brasileiros do período. Esse Teatro, juntamente com o Teatro José de Alencar, na cidade de Fortaleza, e o Teatro da Ribeira dos Icós, em Icó, formam a tríade dos teatros-monumentos existentes no Ceará. A Praça do Teatro São João é um dos mais importantes espaços culturais de Sobral.

Casa da Cultura
Principal espaço dos artistas de Sobral e de toda a região, a Casa da Cultura é dotada de uma dinâmica infra-estrutura e moderno acervo de arte e cultura. Ela se sobressai entre os demais projetos já implantados na cidade, pelo seu papel revitalizador do patrimônio histórico-cultural. Ali, é possível encontrar uma biblioteca virtual, oficinas de arte e uma sala de cinema.

Museu do Eclipse
O Museu do Eclipse possui um simulador elétrico de eclipses e réplicas movimentadas do Sistema Solar que traduzem, de modo virtual, as experiências das expedições astronômicas. Totalmente climatizado, possui um moderno observatório, filiado à Associação Mundial de Astronomia. Entre os equipamentos que utilizam tecnologia de ponta, destaca-se o telescópio mais potente e avançado das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Construído na Praça do Patrocínio.

Parque Ecológico Lagoa da Fazenda
Ponto de lazer dos habitantes de Sobral, o Parque ocupa uma área com cerca de 20 hectares. Possui também um ginásio poliesportivo, o Plínio Pompeu de Saboya Magalhães, com capacidade para duas mil pessoas; um bosque; área de lazer com restaurantes; brinquedos de parque para crianças; pista de cooper; uma quadra de esporte aberta; e um espelho d'água natural da lagoa da Fazenda.

Becco do Cotovelo
No Becco do Cotovelo encontram-se bares, restaurantes, casas lotéricas, vendedores ambulantes, etc. É considerado um dos locais mais pitorescos da cidade.

Fonte do Pajé
Fonte Termal, localizada no Distrito de Aracatiaçu.

Conheça mais sobre Sobral
Destinos Ceará
Publicidade