Praia do Gunga

Vista aérea da Praia do Gunga - Foto: André Palmeira
Vista aérea da Praia do Gunga - Foto: André Palmeira

Essa praia é um dos pontos de lazer favoritos do alagoano, principalmente durante os fins de semana. Está localizada na Barra de São Miguel, também no litoral sul do estado. Além da praia maravilhosa, o cenário é ainda mais bonito por conta do coqueiral e da Lagoa do Roteiro, que fica bem próxima. E apesar da paisagem tão cheia de tranquilidade, a área perto da Lagoa é bem agitada por conta dos bares. Por outro lado, é possível conhecer algumas paisagens bonitas, tranquilas e mais afastadas da praia em passeios de buggy.

Em sua ponta esquerda, onde avistamos a Barra de São Miguel, há o encontro do mar com as águas quentes e serenas da Lagoa do Roteiro. Este é o lado mais movimentado da praia, com mais de dez quiosques à disposição dos turistas, que servem diversas opções de porções e pratos, como peixes e lagostas. Na extremidade direita, encontramos as falésias, rochas íngremes esculpidas pela natureza, de areia colorida. Para chegar até elas, o turista pode optar em fazer o passeio de buggy ou fazer uma longa caminhada pela praia quase deserta. Como se trata de uma propriedade particular, a praia tem cercas de proteção entre os coqueiros que costeiam toda a sua extensão, mas nem elas são capazes de tirar a beleza do lugar.

Há duas formas de chegar ao Gunga. A primeira é pelo porto de Barra de São Miguel, onde é possível pegar embarcações, como lanchas ou escunas, que levam à praia. A travessia leva em torno de 20 minutos. Para quem opta em ir de lancha, há dois outros tipos de passeios oferecidos e ambos saem às 8h. O primeiro inclui uma parada no aquário natural, piscinas formadas pelos arrecifes de corais que se encontram ao longo de toda a costa da Barra de São Miguel, e ancoragem nas Croas, grandes bancos de areias que se formam na foz da Lagoa do Roteiro.

O segundo passeio também inclui os aquários naturais, depois passa pelos manguezais, localizado na Ilha de Três Corações, e em seguida nas falésias de areias coloridas, para depois desembarcar no Gunga. Em ambos os roteiros, o turista pode escolher o horário de retorno para a Barra, mas não pode ultrapassar às 17h.

Há também a possibilidade de ir de carro e passar pela entrada da fazenda de cocos e atravessar a propriedade gratuitamente. Para entrar, basta se identificar e respeitar os pedidos de preservação do local. Outras opções de lazer são oferecidas na própria praia, como os passeios de jangadas e jet ski. Generosa com os pescadores, muitas pessoas escolhem o lado mais calmo da praia para praticar a pesca. A princípio não é possível ficar acampado no Gunga. Segundo um segurança do local, essa não é uma prática comum. Os turistas que desejam visitar a praia devem se hospedar em Maceió ou na Barra de São Miguel.

Fonte: Danielle Noronha/UOL

Vista aérea da Praia do Gunga - Foto: André Palmeira
Vista aérea da Praia do Gunga - Foto: André Palmeira
Vista aérea da Praia do Gunga - Foto: André Palmeira
Vista aérea da Praia do Gunga - Foto: André Palmeira
Vista aérea da Praia do Gunga - Foto: André Palmeira
Vista aérea da Praia do Gunga - Foto: André Palmeira
 Veja também
Alagoas é um pequeno estado, porém sua pouca área territorial é inversamente proporcional às belezas naturais de seu litoral. Afinal, um estado cuja capital é conhecida como 'Caribe brasileiro” só poderiaSaiba mais
Para aproveitar esse verdadeiro paraiso na Terra é preciso fazer a travessia numa das jangadas coloridas, que são típicas da praia, e são 15 minutos de viagem e 40 minutos para permanecer no localSaiba mais
Uma das mais badaladas praias urbanas de Maceió. Além de ter uma beleza natural estonteante e água deliciosa para banho, é perfeita para quem também gosta do agito encontrado em estabelecimentosSaiba mais
Destinos Alagoas
Publicidade