Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
História de Jequiá da Praia
Foto- Pousada Dunas de Marapé
Foto- Pousada Dunas de Marapé

O município mais novo do estado de Alagoas, Jequiá da Praia foi criado em 1995 pela lei n° 5.675 de 3 de fevereiro. O município era antes parte de São Miguel dos Campos e de Coruripe. Jequiá da Praia é a cidade do litoral sul de Alagoas que mais apresenta cenários selvagens. As praias de Jacarecica do Sul, Povoado Barra de Jequiá, Lagoa Azeda e Pituba, e o povoado de Barra de Jequiá, apresentam clima quase sempre excelente.

Apesar de ser o mais recente município alagoano em termos de emancipação, pode-se afirmar que Jequiá da Praia também é o lugar mais antigo do país, pelo menos para um grupo de historiadores que afirma que o Brasil foi descoberto lá:

“Nem a Bahia nem o Rio Grande do Norte. As primeiras terras brasileiras avistadas pela esquadra de Pedro Álvares Cabral no dia 22 de abril de 1500 teriam sido, na verdade, as do litoral sul alagoano, mais precisamente as falésias de Coruripe. A tese é defendida por vários estudiosos, entre eles Jayme de Altavilla, em seu livro “História da Civilização Alagoana”, editado pela primeira vez em 1938. Altavilla – que chegou a expor sua tese durante uma conferência nacional de institutos históricos e geográficos, em 1940 – se baseia nos relatos do navegador holandês Alexander von Humboldt, segundo o qual as primeiras terras avistadas por Cabral estavam a 10 graus de latitude sul, o que corresponde às atuais regiões de Coruripe, Jequiá, Poxim e Barreiras. O monte arredondado avistado pelos navegantes e batizado como “Monte Pascoal” seria a serra da Naceia, em Anadia. Do local é possível ter uma vista grandiosa do mar, segundo os moradores.

A tese alagoana é reforçada pelas descrições da nova terra contidas na carta de Pero Vaz de Caminha ao então rei de Portugal, D. Manuel. Num dos trechos, o escrivão oficial da esquadra relata … “que o capitão passou o rio, com todos nós outros, e fomos até uma lagoa grande de água doce, que está junto com a praia, porque toda aquela ribeira do mar é apanhada por cima, e sai a água por muitos lugares”. Para Altavilla, o rio de que trata Caminha é o Coruripe. No caso da lagoa grande, seriam as diversas lagoas localizadas na foz do rio Poxim ou mesmo a lagoa do Jequiá, que está ligada ao mar por um rio-canal e é de fácil acesso.

Conheça mais sobre Jequiá da Praia
Destinos Alagoas
Publicidade