Indicação para Mergulho

Mergulho em Maragogí - Foto: Jonathan Lins -G1
Mergulho em Maragogí - Foto: Jonathan Lins -G1

Destino certo para quem quer ver de perto algumas das praias mais bonitas do Brasil, o Estado de Alagoas tem 230 km de litoral. As belezas se espalham de norte a sul: praias de mar azul-esverdeado com piscinas naturais, coqueirais, falésias, lagoas e dunas fazem parte de um cenário cobiçado por viajantes de todo o mundo. Confira nossa sugestão de roteiro para mergulhar no litoral alagoano.

Maceió
Comece seu roteiro por Maceió e depois siga conhecendo as encantadoras paisagens dos litorais norte e sul. A capital de Alagoas possui uma enseada de 15 praias urbanas emolduradas por coqueiros. As piscinas naturais, localizadas a 2km da orla, são o cartão postal da cidade. Piscinas naturais são a marca das praias de Maceió | Setur/divulgação.

Litoral norte
Conhecido como Costa dos Corais, o litoral norte de Alagoas tem cenários com coqueirais e praias recortadas por enseadas. Além do mar calmo e azul-turquesa, a região se destaca pelas cobiçadas e requintadas pousadas de charme: um luxo à beira-mar.

Carro Quebrado
A praia de Carro Quebrado tem como principal característica as falésias de areias coloridas. Na maré baixa, é possível chegar lá a pé a partir da praia de Barra de Santo Antônio: uma caminhada por cenários indescritíveis.
Carro Quebrado e suas falésias | divulgação/Setur

São Miguel dos Milagres
Localizado a cerca de 100 km de Maceió, o município alagoano se tornou um dos destinos mais badalados do verão brasileiro. E não é para menos: coqueiros, manguezais e recifes de corais fazem parte da paisagem desse paraíso. Outro atrativo são as charmosas pousadas de charme. Não deixe de fazer o passeio de jangada e mergulhar nas piscinas naturais de águas cristalinas, imperdível.

Porto de Pedras
O município de Porto de Pedras tem praias belíssimas como Patacho, Tatuamunha e Crôa do Tubarão, além de pousadas e de uma gastronomia que fazem o visitante nunca mais querer sair de lá. Entre caminhadas e mergulhos nas piscinas naturais, faça um passeio de barco pelo rio Tatuamunha para conhecer o Santuário Peixe-Boi Marinho.

Japaratinga
Depois de passar pelas praias de Porto de Pedras, embarque em uma balsa para atravessar o rio Manguaba e chegar a Japaratinga. Localizado entre Maceió e Recife, o município tem cinco praias espalhadas por 15 km de litoral e faz parte da chamada Rota Ecológica.

Maragogi
Localizada na divisa de Alagoas com Pernambuco, a cidade de Maragogi, a 130 km de Maceió, é um dos destinos do litoral mais visitados no Estado. E os motivos são muitos: a vila de pescadores ostenta praias de águas transparentes e cercadas de coqueirais e ainda sedia anualmente o Festival da Lagosta. Mas a grande atração do lugar é o passeio de barco até as galés – as piscinas naturais mais famosas de Alagoas, a 6 km da costa. O programa é ideal para amantes do mergulho. A região oferece ainda uma infraestutura com diversas opções de hospedagem e ótimos restaurantes especializados em frutos do mar.

Litoral Sul
Além das belas praias, o litoral sul alagoano se destaca por paisagens selvagens com mangues, lagoas e rios.

Praia do Francês
É no município de Marechal Deodoro – que já foi capital de Alagoas, que fica a conhecida praia do Francês. Localizada a cerca de 20 km de Maceió, a praia é dividida por uma barreira de recifes: de um lado atrai quem busca por águas calmas e do outro os amantes do surf – e é considerara um dos melhores pontos do litoral alagoano para a prática do esporte.

Barra de São Miguel
Seguindo pelo litoral sul, a 34 km de Maceió, a Barra de São Miguel encanta com seus 14 km de litoral. Praias de águas cristalinas, rios, mangues, pequenas ilhas e barreiras de corais são alguns dos atrativos do lugar. Além da deliciosa gastronomia, faça um passeio de barco para conhecer melhor os belos cenários da região.

Praia do Gunga
A linda praia do Gunga, no município de Roteiro, é uma ponta de areia branca cheia de coqueiros, exatamente no encontro do mar com o rio São Miguel. Não deixe de fazer um passeio de buggy para conhecer de perto as belezas naturais da região e de mergulhar nas águas doces da lagoa do Roteiro. É para guardar na memória.

Jequiá da Praia
Jequiá da Praia, município do litoral sul a 65 km de Maceió, surpreende pelos cenários que reúnem praias de águas cristalinas, mangue, lagoas e o rio Jequiá, que desemboca no mar. Destaque para as praias de Jacarecica do Sul – contornada por falésias de até 30 metros de altura – e Pituba, ainda pouco conhecidas pelos turistas. Delícias da culinárias local também fazem parte dos atrativos da região.

Coruripe
Com atrativos como praias e lagoas, o município de Coruripe, a 96 km de Maceió, e recheado de belezas naturais. A exuberante praia Pontal de Coruripe oferece aos visitantes bons restaurantes e pousadas. Não deixe de conhecer o lindo artesanato local, feito da palha de ouricuri. A beleza de Pontal de Coruripe: um dos destinos do litoral alagoano | divulgação/Setur

Mergulho em Maragogí - Foto: Jonathan Lins -G1
Mergulho em Maragogí - Foto: Jonathan Lins -G1
 Veja também
Se aventura é o que você busca, Alagoas é o lugar. As praias, sempre convidativas, propiciam a pratica de diversos esportes, seja na areia ou no mar. As serras permitem, em suas matas, prazerosas...Saiba mais
Destinos Alagoas
Publicidade