Últimos posts

Preservação do Rio Araguaia

Por do Sol no Rio Araguaia em Aruana - Foto: Adhemar Gomes
Por do Sol no Rio Araguaia em Aruana - Foto: Adhemar Gomes

Este magnífico patrimônio ambiental do Brasil, tão atraente aos turistas esteve intensamente ameaçado na década de 70, nesse período o rio ficou conhecido como lixão. A inexistência de normas para a condução das atividades do turismo afetou e põe em risco a sustentabilidade deste ecossistema e do desenvolvimento turístico para esta região.

Diante dessas observações órgãos ambientais, como o RAN/ICMBio, a SECIMA, a Policia Ambiental de Goiás assim como organizações não governamentais realizam no trecho do rio Araguaia em Goiás trabalho de educação ambiental principalmente durante a temporada de praia buscando sensibilizar e conscientizar os milhares de turistas que frequentam o rio.

Entre as ações lançadas para a preservação do rio e das espécies nativas está o Projeto Quelônios do Araguaia e o projeto de ordenamento de acesso e uso de recursos naturais do Araguaia, popularmente conhecido como Projeto Araguaia Sustentável, realizado há 22 anos pelo RAN/ICMBIO, que desde 2014 conta com a parceria da Associação Ambientalista Antônio Alencar – 4A e com a participação de cerca de 100 universitários capacitados em curso prévio em Educação Ambiental todos os anos.

Este projeto visam à abordagem dos turistas por meio de trabalhos de educação ambiental buscando o envolve-los em boas praticas de turismo para a preservação e proteção do rio. Durante as atividades de educação ambiental os turistas são orientados a seguirem as normas de convivência com o Rio Araguaia. Algumas delas são: não utilizar madeira nativa da região; não caçar; não pescar sem licença dos órgãos ambientais; não soltar fogos; Construir o banheiro afastado da margem do rio pelo menos 30 metros e não utilizar latão sem fundo como escoramento da fossa; e levar todo o resíduo sólido produzido nos campings para as cidades.

As atividades de educação ambiental desenvolvidas no Rio Araguaia historicamente vêm trazendo importantes avanços. Hoje, há uma minoria que ainda acampa nas margens do rio e não se preocupa com o acondicionamento do lixo. A maioria dos turistas  conscientização ambiental, faz coleta do lixo inorgânico e leva para a cidade mais próxima, enterra nas margens o lixo orgânico e ao desmontar o acampamento não deixa lixo nas praias.Os Campistas que descumprem as normas de convivência podem ser multados e até responderem a processo.

Atrativos:

O pôr do sol visto das margens do rio Araguaia é uma das images mais belas captadas por turistas e veículos de comunicação. Mas não é difícil também ver botos subindo rapidamente para respirar, gaivotas, mergulhões, jacarés e até cardumes de peixes subindo o rio durante a piracema - período em que é proibida a pesca de qualquer espécie. Já três espécies são proibidas de serem pescadas em qualquer época do ano: pirarucu, pirarara e piraíba (filhote). Na Amazônia, estão sendo desenvolvidos projetos de criação do pirarucu em cativeiro. Na natureza, sua pesca é proibida.

Por do Sol no Rio Araguaia em Aruana - Foto: Adhemar Gomes
Por do Sol no Rio Araguaia em Aruana - Foto: Adhemar Gomes
 Veja também
É uma das poucas Unidades de Conservação que apresentam as diversas formas de cerrado dentro do Estado de Goiás, como os campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares. Além de paisagem...Saiba mais
Berço dos Kalunga é o berço dos povos da Chapada dos Veadeiros. Ainda guarda a simplicidade e a riqueza das comunidades da região. Abriga quase 70% da área total do Parque Nacional da Chapada...Saiba mais
Conhecida pelas águas quentes, Caldas Novas, no sul de Goiás, tem mais a oferecer para quem gosta de estar próximo da natureza. Nela está a sede do Parque Estadual Serra de Caldas, uma unidade...Saiba mais
Destinos Goiás
Publicidade