Últimos posts
Pontos Turísticos em Cidade de Goiás
Foto: Goiás Turismo
Foto: Goiás Turismo

Igrejas
São quase todas construções do século XVIII. A Igreja da Boa Morte (1779) é a única que apresenta elementos típicos do barroco na fachada. Abriga o Museu de Arte Sacra, com destaque para as imagens de Veiga Valle, escultor local, que viveu no século XIX. Merecem ser visitadas também as igrejas São Francisco de Paula (1761), N.S. do Carmo (1786), N.S. da Abadia (1790) e de Santa Bárbara (1780).

Museus e construções históricas
No grande prédio construído em 1761, onde funcionou a cadeia, a câmara e a justiça, fica o Museu das Bandeiras, que expõe objetos usados na exploração do ouro. O Palácio Conde dos Arcos (1755), onde há um pequeno museu, foi construído para acomodar o governador da capitania. Todos os anos, no aniversário da cidade, o palácio abriga a sede do governo, que se transfere de Goiânia por alguns dias. Outras construções significativas são: o Quartel do XX (1747), a Casa do Bispo e os chafarizes da Boa Morte e do Largo da Carioca.

Casa de Cora Coralina
O casarão onde viveu Cora Coralina (1889 – 1985), uma das mais admiradas poetisas brasileiras, fica na cabeceira da ponte sobre o Rio Vermelho. É uma típica residência do século XVIII e uma das primeiras construções da cidade de Goiás. O local inspirou alguns dos belos poemas de Cora Coralina. Na casa foi montado um singelo museu que homenageia a artista goiana.

Procissão do Fogaréu
Acontece na quarta-feira da Semana Santa. Nesse dia, à meia-noite, os farricocos, homens vestindo longas túnicas e carregando tochas acesas, percorrem as ruas da cidade. As luzes são apagadas e o som dos tambores dá o ritmo à marcha que é acompanhada pela população. Na Sexta-Feira Santa, é feita a representação teatral da Paixão de Cristo ao ar livre.

Compras

Doces
Uma antiga tradição da cidade de Goiás são os alfenins, doces de origem portuguesa, preparados com açúcar e polvilho, aos quais são dados simpáticos formatos de animais. As frutas cristalizadas preparadas na cidade também são famosas. Algumas doceiras abrem as portas de suas casas para que os visitantes possam acompanhar sua arte.

Conheça mais sobre Cidade de Goiás
Destinos Goiás
Publicidade