Brasilia - Cultura - Praças Históricas
 Escultura aos Candangos na Praça dos Três Poderes - Foto: José Cruz-Agencia Brasil(Licença-cc-by-sa-3.0)
Escultura aos Candangos na Praça dos Três Poderes - Foto: José Cruz-Agencia Brasil(Licença-cc-by-sa-3.0)

Principais Praças Históricas de Brasília

A Praça dos Três Poderes é destino obrigatório àqueles que desejam conhecer a arquitetura e história de Brasília. A Praça é um espaço amplo (120 x 220 metros) que abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).

Praça dos Três Poderes

A Praça e os edifícios que a cercam são obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, responsáveis pela arquitetura ousada da cidade de Brasília. Povoam a Praça algumas esculturas: Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, também conhecida como Os Dois  Candangos e considerada um símbolo de Brasília; A Justiça, escultura de Alfredo Ceschiatti, em frente ao STF; a cabeça de Juscelino Kubitscheck, escultura presente na fachada do Museu Histórico de Brasília; o Pombal, um pombal com formas modernistas projetado por Niemeyer a pedido da esposa do então  Presidente Jânio Quadros; a Pira da Pátria, uma construção que abriga no topo uma tocha permanentemente acesa; o Marco Brasília, escultura de Oscar Niemeyer instalada em comemoração ao ato da UNESCO que declarou Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade; e o Mastro da Bandeira, que tem a maior bandeirapermanentemente hasteada do mundo.

O Panteão da Pátria também se localiza na Praça dos Três Poderes, apresentando uma coleção permanente de obras que homenageiam os heróis nacionais, o Mural da Liberdade, de Athos Bulcão, o Painel da Inconfidência Mineira de João Câmara e um vitral de Marianne Peretti.

A praça da acesso também ao Espaço Lúcio Costa, que abriga a Maquete de Brasília, uma Maquete Tátil de Brasília destinada aos deficientes visuais, uma coleção de projetos do arquiteto e fotografias históricas da cidade.

werwre
Conheça mais sobre Brasilia
Conheça Brasilia
Publicidade