O que fazer em Brasilia
Vista aérea do eixo monumental de Brasilia - Foto: Portal da Copa (Licença-cc-by-sa-3.0)
Vista aérea do eixo monumental de Brasilia - Foto: Portal da Copa (Licença-cc-by-sa-3.0)

Na capital do Brasil, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Sede do Governo
Com o nome de uma palmeira típica do cerrado, o buriti, só de passagem, conheça o 'Palácio do Buriti', sede do Governo do Distrito Federal. Logo à frente ao palácio tem uma cópia da famosa escultura da Loba Romana. Vale o registro em fotos.

Uma Cúpula da Espada de Caxias
Um conjunto de edifícios em linhas sóbrias, aliado por um palanque monumental, o 'Quartel General do Exército', possui uma Cúpula da Espada de Caxias, merece uma visita. Já a 'Praça dos Cristais' possui um conjunto de esculturas de pedra em forma de cristais de rocha. Dá para fazer uma paradinha rápida, afim de tirar fotos.

Restos mortais de ex-presidente
Criado para fazer uma homenagem, além de guardar a memória do construtor de Brasília, uma visita ao 'Memorial JK', não deve passar em branco, durante sua estada em Brasilia. O memorial possui em seu acervo, os restos mortais do ex presidente Juscelino Kubitschek. Inaugurado em 12 de setembro de 1981, é o único monumento que cobra ingresso. Caso não haja tempo para entrar, registre o monumento em fotos.

Referencia de Lúcio Costa à Torre Eiffel
Num dos pontos mais altos de Brasilia, um mirante que possui 75 metros de altura, tem uma vista privilegiada do 'Eixo Monumental'. Não há como resistir à sua visita na 'Torre de Televisão', a qual, faz uma referencia de Lúcio Costa à Torre Eiffel, em Paris. A Torre é composta do 'Museu Nacional de Gemas', que funciona no primeiro andar e, na parte térrea, em volta da mesma, acontece a mais tradicional feira de artesanato de Brasília, conhecida como a 'Feira da Torre', sempre aos finais de semana.

São 16 pilares em formato parabólico
Mesmo vista de longe, dá para se ver, a famosa 'Catedral Metropolitana de Brasilia' (Igreja de Nossa Senhora Aparecida), com seus 16 pilares em formato parabólico, que faz lembrar a coroa de espinhos de Jesus, e pesam noventa toneladas. Um dos símbolos mais famosos da Capital. A visita ao seu interior, é irressistível!

São 17 edifícios gêmeos
Um conjunto formado por 17 edifícios idênticos, com exceção do Ministério da Justiça e Relações Exteriores, a 'Esplanada dos Ministérios', deve estar também no seu roteiro de visitação.

Obra prima de Oscar Niemeyer
Composto por duas torres em Forma de “H” e suas duas famosas cúpulas, onde se abrigam os plenários da Câmara e do Senado, está o 'Palácio do Congresso Nacional', uma verdadeira obra prima de Oscar Niemeyer. Vale fotos e visitação externa.

Um dos mais visitados
Sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido no passado como Palácio dos Arcos, o 'Palácio do Itamaraty' também, é um dos pontos turísticos na capital, muito visitado. É alí onde são recebidos, chefes de estado para grandes jantares com banquete presidencial. Também com visitação externa, registre em fotos.

Enorme conjunto de pilares e cascatas artificiais
Na sua programação de passeios em Brasília, ainda deve estar listado, imprescindivelmente, o 'Palácio da Justiça', o qual possui um enorme conjunto de pilares e cascatas artificiais. Tem também, a 'Praça dos Três Poderes', um dos lugares mais interessantes para se conhecer e, possui uma Cabine de comando do avião “Brasília” e sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Inclua também, o 'Palácio da Alvorada', inaugurado em 30 de junho de 1958 e criado para ser a residência oficial do Presidente da República. Você não pode esquecer de incluir também, a 'Ponte JK', um projeto do arquiteto Alexandre Chan, e é um dos novos cartões-postais de Brasília. Os três monumentais arcos de aço que compõem a ponte, cruzam diagonalmente o tabuleiro num movimento que faz lembrar o de uma pedra, quicando no espelho d’água. Não esqueça das fotos viu.

 Um belo passeio e, não deixe passar nada!

Conheça mais sobre Brasilia
Conheça Brasilia
Publicidade