Salvador inaugura Casa do Carnaval

 10/02/2018  |  Postado por: Jussara Assuncao
Casa do Carnaval - Salvador - Valter Pontes/Divulgação
Casa do Carnaval - Salvador - Valter Pontes/Divulgação

Às vésperas do Carnaval de Salvador, o folião baiano e turistas ganham de presente, a 'Casa do Carnaval' (museu que conta toda historia do carnaval da Bahia). O museu fica no Centro Histórico ao lado da Catedral Basílica de São Salvador, entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé. A inauguração aconteceu, ontem, dia (5) e contou com as presenças do prefeito de Salvador ACM Neto, do Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão; dos artistas baianos Daniela Mercury, Xandy do Harmonia, entre outros.

A inauguração não foi aberta ao público, contou apenas com um grupo seleto. Entre os convidados estavam, principalmente, autoridades politicas e artísticas da Bahia. Quem quiser visitar a 'Casa do Carnaval' ainda este mês, de terça-feira (6) até quinta-feira (8) estará aberta ao público de forma gratuita por meio de agendamento através da Internet, onde cujo link foi divulgado durante o ato de inauguração.

O espaço será permanente, mas estará fechado no Carnaval e só será reaberto a partir de 15 de fevereiro com acessos agendados. Segundo informações da Secult, a partir de março a visitação terá cobrança de ingresso no valor de R$ 50 - inteira - e R$ 25 -meia -.

A Casa do Carnaval possui quatro pavimentos onde os visitantes farão uma viagem visual e sensorial com diversas temáticas do Carnaval da Bahia, relembrando transformações sociais através de fotos, documentos históricos , roupas, instrumentos musicais - alguns emprestados por artistas da terra -. A Casa possui, também, maquetes e dois cinemas onde o público alvo irá aprender ritmos de danças caracterizados com ajuda de monitores.

Além disso, projeções em vídeos onde cada visitante poderá viajar no tempo e à sua escolha, com o uso de fones de ouvido e há, também, um livro com 11 textos sobre a festa pesquisado e elaborado pelo professor da UFBA Paulo Miguez. O projeto conta ainda com um subsolo de conteúdo digital para pesquisas sobre o carnaval e um terraço com linda vista para a Baía de Todos-os-Santos onde serão realizados shows acústicos de pequeno porte, com músicas de identidade baiana.

 

Por: Jussara Assuncao
Estancia / SE
Jornalista MTB-Ba 4840, Prêmio Qualidade Tribuna do Interior - (4o ano consecutivo) Poeta, Diretora de Jornalismo Revista Visite a Bahia e Sergipe também; Editora Revista do Desenvolvimento Prefeitura Estância (Se) e Colaboradora diversos jornais de Sergipe há 30 anos.
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade