20/08/2022 | Postado por: Redacao Visite o Brasil![]() |
| Foto: Divulgação |
Um dos primeiros cuidados que cicloturistas precisam ter é dosar bem a carga da bicicleta. Quanto mais pesada for a mochila, maior será o peso a ser carregado durante a pedalada. Por isso, verifique se você realmente vai precisar de tudo que está carregando.
Você adora andar de bike, já a utiliza como meio de transporte e deseja expandir a sua experiência com ela? Conheça mais sobre o cicloturismo e alguns roteiros incríveis no sul do Brasil
As bicicletas estão cada vez mais populares Brasil afora, incluindo os grandes centros urbanos. Nesse processo, muitas pessoas estão descobrindo que a bike pode ser usada também para viajar, processo conhecido como cicloturismo.
Vale ressaltar que cicloturismo remete ao ato de percorrer longas distâncias com a bicicleta. Para pequenas distâncias, o processo é denominado passeio ciclístico. Por isso, se você já anda ou quer começar a usar bicicleta em Porto Alegre e tem interesse em expandir a sua experiência com a bike, confira alguns roteiros na Região Sul e algumas dicas básicas!
PUBLICIDADE:
Passeios pela Baía de Todos os Santos. Guia turístico, grupo musical animando o passeio e cortesia de frutas na saída. Saídas diárias! Entre em nosso site www.centraldeescunas.com.br e solicite sua reserva!
Também temos Locação de Escunas e Lanchas!
Acolhida da Colônia (SC)
Localizado em Santa Catarina, esse roteiro é ótimo para quem quer unir cicloturismo e agroturismo, uma vez que permite aos viajantes conhecer agroindústrias de pequeno porte no local.
Hoje, existem cinco rotas diferentes para pedalar entre as cidades de Anitápolis e Santa Rosa de Lima. Com uma extensão de 150 km, esse roteiro fica ainda mais interessante quando os ciclistas buscam casas de moradores das cidades para se hospedar, tendo, assim, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e o modo de vida local.
Quatro Passos da Serra Geral (SC e RS)
Se você já gosta de fazer trilhas em montanhas, que tal experimentar fazer isso com uma bicicleta? Um ótimo roteiro para isso é o de Quatro Passos da Serra Geral (que se estende por lugares de Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Embora não seja sinalizada, esse circuito de serra é famoso e considerado simples de se fazer. Esse circuito passa por quatro serras: do Faxinal, da Rocinha, do Corvo Branco e do Rio do Rastro (a mais famosa, por apresentar estradas com curvas intensas).
Circuito das Araucárias (SC)
Também localizada em Santa Catarina, a rota do Circuito das Araucárias passa por quatro cidades do nordeste do estado — Corupá, Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
Essa rota cicloturística foi criada justamente para intensificar o turismo nessa região, motivando a vinda de amantes da bicicleta. Esse roteiro é ótimo para quem está começando a viajar com bike e ainda não tem muita experiência, já que oferece estrutura e apoio para receber esses viajantes. A rota pode ser concluída em três dias, mas se você tiver tempo, fique no roteiro pelo menos sete dias para curtir com calma o passeio e as belas paisagens!
Dicas básicas
Um dos primeiros cuidados que cicloturistas precisam ter é dosar bem a carga da bicicleta. Quanto mais pesada for a mochila, maior será o peso a ser carregado durante a pedalada. Por isso, verifique se você realmente vai precisar de tudo que está carregando. Uma boa dica para reduzir o volume da mochila é escolher algumas peças de roupa bastante versáteis e fazer várias combinações entre elas.
Se você optar por áreas mais selvagens ou sem presença humana, é preciso apostar em bagageiros especiais na roda da frente e no guidão. Além disso, tenha sempre uma garrafa de água e algum alimento rápido (como frutas naturais e frutas secas). Esses itens devem ser acessados facilmente, para reduzir o tempo e não correr o risco de se machucar.
PUBLICIDADE:
Coleção semi joias Banhadas à Ouro 14 à 24k e Prata Esterlina 925, pedras zircônia cravejadas. Peças com design moderno e arrojado. Produtos com Certificado de Garantia.
Clique aqui ou acesse o site: loja.visiteobrasil.com.br
Outras dicas importantes são: cuidar da preparação física (é preciso ter familiaridade por pedalagens duradouras e estar sem qualquer lesão); comunicar o seu roteiro de viagem para os familiares e/ou amigos (um GPS pode ajudar muito nisso); manter contato; e carregar documentos e informações sobre a sua saúde (se você tem alergia a algum tipo de medicamento ou não pode sofrer algum procedimento médico). Por fim, leve dinheiro em diferentes formas, para não correr o risco de ficar sem hospedagem — caso a maquininha do cartão de algum estabelecimento falhe.
