Últimos posts

Primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo nas Américas será no Brasil

 21/11/2020  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
 Reunião da OMT no Ministério do Turismo - Crédito: Gustavo Messina/MTur
Reunião da OMT no Ministério do Turismo - Crédito: Gustavo Messina/MTur

Durante o encontro com o presidente Bolsonaro, Zurab também informou o interesse em parcerias para ofertar qualificação da mão de obra no setor. Por fim, o secretário-geral avaliou a possibilidade de realizar, em Angra dos Reis (RJ), um Fórum com ministros do Turismo de vários países.

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, acaba de chegar ao Brasil para uma série de agendas com foco no retorno seguro e gradual da atividade no país. Uma das primeiras agendas da autoridade máxima do turismo mundial foi um encontro com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Durante o encontro, Zurab reforçou a escolha do Brasil como primeiro país das Américas a receber um escritório da entidade.

“É uma honra receber a principal autoridade do Turismo mundial em um momento decisivo para a nossa atividade no Brasil. Após meses de muita dificuldade, onde nossa atividade foi a primeira e mais afetada pela pandemia da Covid-19, vivemos o momento da retomada do turismo. Nosso trabalho junto à OMT certamente será determinante para o retorno gradual e seguro de nossa atividade e não tenho dúvida que essa parceria irá sair ainda mais fortalecida desse momento”, avaliou o ministro.

Entre os objetivos da visita, acompanhar as ações desenvolvidas pela Pasta voltadas para a retomada da atividade, bem como reafirmar o trabalho conjunto entre a entidade e o Governo Federal. Durante o encontro com o presidente Bolsonaro, Zurab também informou o interesse em parcerias para ofertar qualificação da mão de obra no setor. Por fim, o secretário-geral avaliou a possibilidade de realizar, em Angra dos Reis (RJ), um Fórum com ministros do Turismo de vários países. Zurab ainda reafirmou seu compromisso em ajudar o país a aumentar os números do turismo doméstico e internacional.

Após a agenda no Palácio do Planalto, o representante da OMT seguiu para o Ministério do Turismo onde se reuniu com os secretários da Pasta e parte da equipe técnica para conhecer as ações que vem sendo desenvolvidas no âmbito do governo federal com foco na proteção da atividade durante a pandemia e nas ações de retomada do setor, bem como de atração de investimentos.

“É a primeira vez que um governo dá prioridade a pauta do turismo. Estamos comprometidos com o governo brasileiro para investir mais em qualificação e infraestrutura, além de abrir um escritório de divulgação no Brasil porque é impossível desenvolver o turismo sem uma boa qualificação. Temos produtos e metodologias que vamos trazer para cá com o intuito de capacitar os jovens brasileiros para esse mercado”, se comprometeu Zurab.

INOVAÇÃO – Entre os diferenciais determinantes para a retomada do turismo está a inovação. E a parceria do MTur com a Organização Mundial do Turismo já resultou em importantes conquistas, como a realização do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo e a decisão de instalar o Wakalua no Brasil, primeiro centro global dedicado em aliar ações inovadores ao turismo.

“A inovação será um importante diferencial para aumentar a competitividade do Brasil nesse momento de retomada das atividades, e o fortalecimento da parceria com a OMT certamente permitirá que tenhamos um ganho significativo na qualidade dos produtos turísticos que ofertamos”, finalizou o ministro Marcelo Álvaro Antônio.

DESAFIO - O 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo buscou soluções para a retomada das atividades turísticas no país por meio de projetos de base tecnológica que respondam tanto a necessidades imediatas do contexto pós-pandemia quanto a desafios gerais do turismo brasileiro. Quase 800 startups se inscreveram na competição e as 10 finalistas foram classificadas para as semifinais da terceira edição da UNWTO Tourism Startup Competition, desafio global promovido pela OMT em parceria com o Wakalua.

 

 

Mtur
Livia Nascimento

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade