Primeira vez acampando: tudo que você precisa saber

 15/05/2022  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Foto: Arquivo Mtur
Foto: Arquivo Mtur

Conheça as principais dicas para que você possa acampar com tranquilidade. Tem dias que muita gente tem vontade de largar tudo na cidade e acampar no meio do nada, aproveitando para esquecer os problemas e se conectar com a natureza. Porém, quem não tem experiência em realizar camping certamente tem algumas dúvidas sobre o que fazer.

Claro, você sabe que deve preparar a sua mochila com os equipamentos para acampar. Mas, para o passeio ser mais proveitoso, é importante prestar atenção em outros aspectos. Conheça algumas dicas valiosas abaixo.

Faça um check-list do que levar

Para evitar problemas e dores de cabeça durante a viagem, o primeiro passo que deve ser feito é montar um check-list dos itens que você precisa levar. Fazendo isso com antecedência e com calma, você garante que todos os itens necessários para os dias de acampamento estão separados para serem colocados na mochila.

PUBLICIDADE: 
Passeios pela Baía de Todos os Santos. Guia turístico, grupo musical animando o passeio e cortesia de frutas na saída. Saídas diárias! Entre em nosso site www.centraldeescunas.com.br e solicite sua reserva!
Também temos Locação de Escunas e Lanchas!

Comece listando aqueles itens indispensáveis, como lanterna, papel higiênico, repelente, filtro solar, toalha, escova de dente e desodorante. Também é preciso levar bateria recarregável para os aparelhos eletrônicos, como celulares e rádio, caso você decida levá-los.

Já no caso das roupas, isso irá depender do clima da região em que você irá acampar, podendo levar roupas de calor, de banho ou de frio, de acordo com a previsão do tempo. Mas também é aconselhável levar capa de chuva e botas para se proteger.

Escolha o camping

Com a lista do que você irá levar, agora é a hora de escolher o camping. Para quem irá desfrutar dessa experiência pela primeira vez, o ideal é selecionar um camping que tenha um pouco mais de estrutura, com banheiros, chuveiros e cozinhas comunitárias, evitando que você fique muito perdido e não sofra tanto.

Perto da cidade de São Paulo, existem diferentes locais interessantes para acampar. Um deles é a Praia de Garapocaia, em Ilhabela, no litoral norte paulista. Na mesma região, também há a Praia de Itamambuca em Ubatuba. Já no interior, há o Parque Vale das Pedras, em Socorro, que fica no meio da Serra da Mantiqueira e é coberto pela Mata Atlântica.

PUBLICIDADE:
Coleção semi joias Banhadas à Ouro 14 à 24k e Prata Esterlina 925, pedras zircônia cravejadas. Peças com design moderno e arrojado. Produtos com Certificado de Garantia.
Clique aqui ou acesse o site: loja.visiteobrasil.com.br

De qualquer forma, é importante que você escolha um local que ofereça as opções de lazer que você procura, mas que também comporte suas necessidades.

Escolha bem sua barraca

Quando você acampa, o seu lar temporário a céu aberto será a barraca. Ela irá proteger você e seus pertences faça chuva ou faça sol e, justamente por isso, a escolha da barraca deve ser feita com cuidado. Isso porque nem todas elas são impermeáveis, por exemplo, o que pode ser desastroso, caso você enfrente um clima chuvoso.

Neste caso, também é interessante investir em uma das opções um pouco mais caras. Na maioria dos casos, abrir mão do seu conforto não compensa ao optar por modelos mais básicos e de preços menores, não oferecendo o custo benefício que se espera.

Também verifique outras características do modelo antes de comprá-lo. Caso o plano seja caminhar muito ou fazer alguma trilha, certifique-se de que a barraca escolhida é leve. Também tenha atenção quanto ao tamanho: barracas para duas ou três pessoas podem não comportar todo o volume, caso levem muita bagagem.

Tenha um bom equipamento de dormir

Após um dia cheio de atividades, você certamente irá querer se recolher e ter uma boa noite de sono. Nesse caso, será fundamental ter um bom equipamento para dormir para que você possa recuperar as suas energias. Assim, é ideal que você garanta um bom saco de dormir ou um colchonete.

Há quem goste de utilizar colchões infláveis, mas lembre-se: eles ocupam espaço e há risco de eles não caberem dentro da barraca. Caso você acampe em um local frio, também é importante ter um isolante térmico para garantir uma noite quentinha.

Faça testes antes

Antes mesmo de viajar, faça todos os testes necessários para não ser surpreendido. Certifique-se de que todos os equipamentos estão funcionando corretamente. Faça o treinamento da montagem e desmontagem da barraca até aprender a realizar esses procedimentos, o que poupará tempo e evitará apuros durante a viagem.

Escolha um bom local de montagem

Ao chegar no camping, não saia montando sua barraca de uma vez. Caminhe pelo local e encontre o espaço ideal para você erguer a sua barraca. Fique de olho em locais em que a água pode acumular em caso de chuva e tenha atenção ao terreno, evitando erguê-la em cima de raízes de árvores ou de pedras.

Outra dica valiosa é não montar a sua barraca próxima de rios e lagos, que podem encher em caso de chuva. Também não monte-a em locais com grande densidade de árvores ou em encostas.

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade