MTur apresenta na Espanha estratégia de criação de Destinos Turísticos Inteligentes

 11/06/2022  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Destinos Turísticos Inteligentes na Espanha. Crédito: Divulgação
Destinos Turísticos Inteligentes na Espanha. Crédito: Divulgação

As 10 cidades brasileiras que integram o projeto-piloto de DTI já passaram por etapas de diagnóstico e de elaboração de planos de transformação digital. Atualmente, a iniciativa encontra-se na sua última fase, que engloba a validação dos processos desenvolvidos pelos municípios.

A apresentação da estratégia brasileira para a criação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) é o foco da presença do Ministério do Turismo em uma série de eventos realizados ao longo desta semana nas cidades de Madri e Benidorm, na Espanha. Desde a última segunda-feira (06.06), a coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos do MTur, Bárbara Blaudt, participa de reuniões com representantes de empresas internacionais ligadas à área.

PUBLICIDADE: 
Passeios pela Baía de Todos os Santos. Guia turístico, grupo musical animando o passeio e cortesia de frutas na saída. Saídas diárias! Entre em nosso site www.centraldeescunas.com.br e solicite sua reserva!
Também temos Locação de Escunas e Lanchas!

Os encontros incluem a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), instituição espanhola referência no setor e parceria do MTur na iniciativa. No Brasil, o projeto-piloto de DTI envolve 2 locais de cada região: Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte).

O ministro do Turismo, Carlos Brito, ressalta a importância da divulgação de ações brasileiras voltadas à transformação digital do ramo. “A inovação é um dos grandes objetivos do Ministério do Turismo no governo Bolsonaro, e precisamos cada vez mais evidenciar isso. Nosso trabalho busca proporcionar as melhores experiências ao visitante, especialmente no pós-pandemia, quando soluções tecnológicas serão um grande diferencial competitivo no turismo”, observa.

A agenda do Ministério do Turismo na Espanha engloba, ainda, a realização de uma palestra, nesta sexta-feira (10.06), durante o Digital Tourist 2022, em Benidorm. Promovido pela AMITEC, associação patronal da indústria digital espanhola, o evento reúne representantes de destinos turísticos inteligentes locais com vistas à troca de conhecimento e experiências neste momento de retomada global do mercado de viagens.

A coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos do MTur, Bárbara Blaudt, destaca resultados positivos do trabalho desenvolvido na Espanha. “Alguns países do Caribe, por exemplo, já demonstraram interesse em conhecer a estratégia brasileira pioneira de DTI e sinalizaram que pretendem seguir a metodologia. Nossa presença aqui também permite aprofundar o conhecimento sobre ações já desenvolvidas por destinos espanhóis com este objetivo”, relata.

As 10 cidades brasileiras que integram o projeto-piloto de DTI já passaram por etapas de diagnóstico e de elaboração de planos de transformação digital. Atualmente, a iniciativa encontra-se na sua última fase, que engloba a validação dos processos desenvolvidos pelos municípios. Posteriormente, a expectativa é lançar um manual com orientações para que outros locais também possam iniciar processos do tipo.

PUBLICIDADE:
Coleção semi joias Banhadas à Ouro 14 à 24k e Prata Esterlina 925, pedras zircônia cravejadas. Peças com design moderno e arrojado. Produtos com Certificado de Garantia.
Clique aqui ou acesse o site: loja.visiteobrasil.com.br

Lançado em 2021, o projeto-piloto de DTI no Brasil busca estabelecer diretrizes e um formato nacional para transformar localidades turísticas em espaços inovadores. Os municípios participantes foram selecionados a partir de critérios como conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índices de empreendedorismo e de desenvolvimento humano, entre outros quesitos.

A criação de DTI é trabalhada pela Câmara de Turismo 4.0, fruto de um acordo de cooperação técnica firmado em 2020 entre os ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovações. Composto por integrantes dos dois órgãos e representantes da iniciativa privada, o colegiado tem como objetivos identificar gargalos à adoção de ferramentas tecnológicas, fomentar o desenvolvimento de inovações e incentivar a criação de startups voltadas ao segmento.

 

Mtur
André Martins

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade