Mintur lança Programa de Fortalecimento de Gestão Pública do Turismo

 28/07/2016  |  Postado por: Ramon Andrade

Foi lançado  nesta quinta-feira (28) em Brasilia, pelo Ministério do Turismo, o Programa de Fortalecimento de Gestão Pública do Turismo. O objetivo é promover e incentivar a excelência, a inovação e a transparência na administração da pasta, bem como, o aperfeiçoamento da gestão pública. O ministro interino do turismo, Alberto Alves, assinou vários documentos, entre termos de adesão e acordos de cooperação, com o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Gleisson Cardoso Rubin, e com o secretário executivo do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (CGU), Carlos Higino.

O evento teve início com a assinatura do termo de adesão do MTur ao Programa Nacional de Gestão Pública de Desburocratização (Gespública). O projeto tem a coordenação da Secretaria de Gestão do MP onde o objetivo será para apoio ao desenvolvimento e a implantação de soluções para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão das organizações públicas.

Acordo de Cooperação para Cessão do Sistema de Autoavaliação da Gestão Pública (SAGP), desenvolvido por servidores do MTur foi assinado pelos gestores presentes.

A funcionalidade do software é muito simples, sem a necessidade de contratações ou despesas para as organizações, onde o objetivo é para contribuir na implementação e disseminação do Gespública no Brasil, ao tempo em que, facilita o processo de auto-avaliação,.

Até o momento, mais de 100 instituições já aderiram a ferramenta, a qual substitui a tramitação no papel, gerando uma economia de mais de R$ 2 bilhões de reais.

O ministro Alves também assinou o termo de adesão ao Programa de Fomento à Integridade Pública (Profip), que contará com mecanismos internos de aprimoramento nos padrões de ética e conduta, além de prever, detectar e combater fraudes, irregularidades e desvios no órgão.  Aproveitando o ensejo, foi aprovado também a criação do Comitê de Governança, Riscos e Controles do MTur, para fins de promoção de práticas e princípios de conduta, bem como,  padrões de comportamentos éticos, incentivando as boas práticas de governança.

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
Diretor Geral do Visite o Brasil.
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade