Últimos posts

Ministério do Turismo habilita candidatos à 2ª edição do Experiências do Brasil Rural

 30/04/2022  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Foto: Divulgação Mtur
Foto: Divulgação Mtur

Como na última edição, o projeto Experiências do Brasil Rural vai selecionar rotas turísticas que receberão apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços.

O Ministério do Turismo divulgou na última semana as propostas habilitadas a participarem da 2ª edição do Projeto Experiências do Brasil Rural. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e com a Universidade Federal Fluminense (UFF), busca apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país. Nesta etapa, nove experiências foram habilitadas e passarão por um processo classificatório, que terá o seu resultado parcial divulgado no próximo dia 6 de maio.

PUBLICIDADE: 
Passeios pela Baía de Todos os Santos. Guia turístico, grupo musical animando o passeio e cortesia de frutas na saída. Saídas diárias! Entre em nosso site www.centraldeescunas.com.br e solicite sua reserva!
Também temos Locação de Escunas e Lanchas!

Acesse AQUI o resultado da habilitação.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, a habilitação dessas experiências é um marco importante para o desenvolvimento do segmento no país que vem crescendo nos últimos anos. “A nossa primeira edição foi um sucesso e pelo que vi dos inscritos deste ano, a expectativa é de que em 2022 seja ainda melhor. Contamos com o apoio de todos os envolvidos no desenvolvimento dos produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo para que possamos, juntos, estruturar e fortalecer este segmento fundamental para o Brasil”, disse.

Entre os habilitados estão o roteiro “Caminhos de Dona Francisca”, de Santa Catarina; “Do Genoma à Xícara”, em São Paulo; “Iguaba na Aldeia”, no Rio de Janeiro; e a rota Caminhos da Serra de Itabaiana, primeira rota de turismo rural de Sergipe. Ainda constam na lista: a Rota do Engenho, de Indiaroba e Santa Luzia do Itanhy (SE); Rota Turística do Café, em São Paulo; Rota Turística da Pedra do Serrote; a Rota Verde do Café, no Ceará e a Rota do Café e do Vinho, em Espírito Santo do Pinhal (SP).

Como na última edição, o projeto Experiências do Brasil Rural vai selecionar rotas turísticas que receberão apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços. Ainda estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências. Ao final dos processos de estruturação, a meta é inserir produtos elaborados por pequenos produtores rurais nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos que integram o roteiro turístico rural.

PUBLICIDADE:
Coleção semi joias Banhadas à Ouro 14 à 24k e Prata Esterlina 925, pedras zircônia cravejadas. Peças com design moderno e arrojado. Produtos com Certificado de Garantia.
Clique aqui ou acesse o site: loja.visiteobrasil.com.br

Em seu primeiro ciclo, oito roteiros foram apoiados pelo projeto: a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina; e Ferradura dos Vinhedos e Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.

O Turismo Rural - O projeto integra uma série de medidas realizadas pelo governo federal para fomentar o Turismo Rural, segmento considerado crucial na retomada das atividades turísticas no contexto pós-pandemia. O segmento representa uma alternativa de renda para o campo, ajuda a estabilizar a economia local e cria negócios e empregos diretos e indiretos.

No Brasil há uma série de empreendimentos rurais que estruturam atividades turísticas variadas e ofertam, por exemplo, experiências em colheitas de produtos agrícolas, participação no preparo de produtos como chocolates e vinhos e experiências gastronômicas características de cada região. Para saber mais, acesse o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) voltado ao Turismo Rural.

 

Victor Maciel
Mtur

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade