Ministério do Turismo assumirá áreas com potencial turístico

 09/05/2017  |  Postado por: Ramon Andrade
Cruzeiro de Porto Seguro-Ba - Coroa Vermelha - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba
Cruzeiro de Porto Seguro-Ba - Coroa Vermelha - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba

Considerado o País número um em atrativos naturais, segundo o Relatório de Competitividade do Turismo do Fórum Econômico Mundial (FEM) de 2017, o Brasil ainda aproveita pouco do seu potencial turístico.

Portaria interministerial do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicada nesta segunda-feira (8) entrega ao Ministério do Turismo (MTur) áreas de domínio da União localizadas em áreas com potencial para o desenvolvimento do turismo.

O texto define que ficará à cargo do Ministério do Turismo a formalização dos contratos de cessão, locação e arrendamento nas áreas com potencial turístico. Caberá ao MTur, ainda, a fundamentação da existência de interesse turístico na localidade, sendo que a entrega poderá ser cancelada a qualquer momento caso haja descumprimento dos encargos.

Considerado o País número um em atrativos naturais, segundo o Relatório de Competitividade do Turismo do Fórum Econômico Mundial (FEM) de 2017, o Brasil ainda aproveita pouco do seu potencial turístico principalmente em relação as áreas de rios, lagos, costa marítima e fortes.

A ação faz parte do Brasil + Turismo, pacote de medidas para fortalecer o setor lançado pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, no início de abril. A iniciativa vale, inclusive, para áreas ainda não incorporadas ao patrimônio da União.

Caberá ao MTur a promoção e regularização das áreas de interesse turístico, bem como a promoção do apoio ao desenvolvimento sustentável das áreas entregues, seguindo o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e a Política Nacional de Turismo.

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
Diretor Geral do Visite o Brasil.
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade