Igreja do Passo em Salvador reaberta após 20 anos

 13/02/2018  |  Postado por: Ramon Andrade
Igreja do Passo - Foto: Mateus Morbeck
Igreja do Passo - Foto: Mateus Morbeck

O trabalho de restauração minucioso realizado na parte interna da igreja também foi estendido para a escadaria monumental de 55 degraus que conecta a Rua do Passo e a Ladeira do Carmo. A escadaria é um espaço onde ocorrem eventos tradicionais e culturais de Salvador. 

O Centro Histórico de Salvador, patrimônio Cultural da Unesco, ganhou mais um novo atrativo turístico com a reabertura da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo mais conhecida como Igreja do Passo. Localizada no Alto do Carmo, a Igreja do Passo foi construída em 1736 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938, bem antes do reconhecimento do Pelourinho pela Unesco como patrimônio da humanidade, em 1985. A partir de agora, a região histórica também passa a abrigar a Casa do Carnaval, um novo espaço cultural dedicado à folia baiana durante todo o ano.

A Igreja do Passo ficou mundialmente conhecida pelas cenas do filme O Pagador de Promessas, baseado na obra de Dias Gomes, único filme brasileiro vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, na França, em 1962. O templo foi totalmente restaurado pelo Iphan. A obra durou três anos, mas as portas da igreja estavam fechadas há mais de 20 anos. É que a instabilidade do monumento oferecia risco de acidente para os fiéis e visitantes. Além disso, foram restaurados os bens integrados à igreja e imagens sacras. A restauração possibilitou a devolução de um atrativo de Salvador de grande valor histórico e cultural.

O trabalho de restauração minucioso realizado na parte interna da igreja também foi estendido para a escadaria monumental de 55 degraus que conecta a Rua do Passo e a Ladeira do Carmo. A escadaria é um espaço onde ocorrem eventos tradicionais e culturais de Salvador. O monumento ganhou acessibilidade universal com a implantação de elevador, rampas e plataforma para cadeirantes.

 

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
Diretor Geral do Visite o Brasil.
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade