Brasil e Turquia renovam cooperação na área de turismo

 30/04/2022  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Acordo Brasil e Turquia. Crédito: Roberto Castro/MTur
Acordo Brasil e Turquia. Crédito: Roberto Castro/MTur

Entre as ações previstas estão a troca de informações relacionadas a estatísticas, pesquisas de mercado, política e legislação do setor; investimentos e promoção turística; troca de experiências em segmentos turísticos, como ecoturismo e turismos cultural, religioso, histórico e acessível.

Brasil e Turquia renovaram, nesta segunda-feira (25.04), acordo de cooperação para promoção do turismo entre os países em cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty. Na ocasião, os ministros de Turismo do Brasil, Carlos Brito, e de Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, assinaram documento que busca fortalecer e ampliar o fluxo turístico turco e brasileiro em ambos os territórios. Também acompanharam a cerimônia o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Silvio Nascimento. 

Entre as ações previstas estão a troca de informações relacionadas a estatísticas, pesquisas de mercado, política e legislação do setor; investimentos e promoção turística; troca de experiências em segmentos turísticos, como ecoturismo e turismos cultural, religioso, histórico e acessível; e ações de qualificação com intercâmbio de especialistas e boas práticas. O acordo, assinado pela primeira vez em 1995, é válido por cinco anos, com renovação automática por igual período.

PUBLICIDADE:
Coleção semi joias Banhadas à Ouro 14 à 24k e Prata Esterlina 925, pedras zircônia cravejadas. Peças com design moderno e arrojado. Produtos com Certificado de Garantia.
Clique aqui ou acesse o site: loja.visiteobrasil.com.br

O ministro do Turismo, Carlos Brito, destacou a importância para o setor da parceria assinada. “A partir da assinatura deste Memorando de Entendimento entre os nossos países, vamos fortalecer e aprofundar relações no setor turístico, que terá um papel fundamental para ajudar na recuperação econômica dos países em todo o mundo no cenário pós-pandemia”, declarou Brito. “Nosso governo acredita no turismo, setor que passou a ser visto como prioridade na geração de emprego, renda e riqueza no país”, concluiu.

Já o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, ressaltou a expertise dos turcos nesta área. “A Turquia, sem dúvida, é um caso de sucesso na promoção da atividade turística e nós pretendemos aumentar nossa cooperação nesse campo”, disse. “O Brasil tem potencial para aumentar seu turismo e, seguramente, o exemplo turco pode nos favorecer nesse âmbito”, completou.

O Fluxo turístico – Em 2020, o Brasil recebeu a visita de cerca de 4 mil turistas da Turquia. Por conta do fechamento de fronteiras, o número foi 66% menor do que as visitas recebidas em 2019 (11.914), antes da pandemia de Covid-19. A maior parte foi motivada por negócios, eventos e convenções (43,2%), especialmente nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP); seguida por lazer (29%), que também teve como principal expoente o Rio de Janeiro, além de Foz do Iguaçu (PR).

Entre as viagens a lazer, 50,5% optaram por destinos brasileiros de sol e praia, enquanto 24,7% preferiram atrativos de natureza, ecoturismo ou aventura e 19,7% opções culturais. Segundo o Anuário Estatístico de Turismo 2021 do Ministério do Turismo, 66,1% dos turistas turcos estiveram em 2020 no país pela primeira vez e 94,3% afirmaram que recomendariam o Brasil.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a Turquia é o 6º país do mundo que mais recebe turistas internacionais, confirmando que o setor do turismo constitui uma parte importante da economia local. Em 2019, recebeu 51,2 milhões de turistas em seu território, sendo 101,2 mil brasileiros. Também naquele ano, a Turquia exportou 10,5 milhões de turistas para o mundo.

Relações bilaterais – As relações diplomáticas entre Brasil e Turquia tiveram início com a assinatura do Tratado Bilateral de Amizade e Comércio, em 1858. De lá para cá, houve significativo estreitamento das relações bilaterais. O Brasil é o primeiro parceiro estratégico da Turquia na América do Sul e principal parceiro comercial da Turquia na região.

Durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil planeja a discussão de temas prioritários das agendas bilateral e regional, com ênfase na situação na Ucrânia, na qual a Turquia tem desempenhado relevante papel diplomático.

No âmbito bilateral, está prevista a realização da IV Reunião da Comissão de Cooperação Conjunta de Alto Nível, na qual serão discutidas iniciativas de cooperação nos setores de defesa, turismo, cooperação, investimentos e educação. A revitalização da Comissão insere-se no Plano de Ação da Parceria Estratégica entre o Brasil e a Turquia.

PUBLICIDADE: 
Passeios pela Baía de Todos os Santos. Guia turístico, grupo musical animando o passeio e cortesia de frutas na saída. Saídas diárias! Entre em nosso site www.centraldeescunas.com.br e solicite sua reserva!
Também temos Locação de Escunas e Lanchas!

O ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, destacou sua felicidade por estar no Brasil e agradeceu a hospitalidade que recebeu. Sobre o turismo, Çavuşoğlu afirmou que a parceria assinada nesta segunda-feira vai cooperar para aumentar o fluxo de visitantes entre os países. “Nós já estamos em contato com a Turkish Airlines para aumentar a frequência de voos para o Brasil, inclusive com uma nova rota diretamente para o Rio de Janeiro”, afirmou.

No setor aéreo - Brasil e Turquia contam, em média, com 30 voos mensais. No ano passado, o plenário do Senado Federal aprovou projeto que ratifica o Acordo de Serviços Aéreos entre Brasil e Turquia, firmado em 2017. A iniciativa se somou a outras ações em desenvolvimento pelo governo federal para impulsionar a chegada de turistas ao Brasil, como a isenção de vistos para países estratégicos, a abertura do mercado aéreo brasileiro e a concessão de aeroportos que garantem mais investimentos na infraestrutura.

 

Amanda Costa e Rafael Braiz
Mtur

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade