Acordo MTur-MCTI garante fomento à inovação em turismo

 23/10/2020  |  Postado por: Redação Visite o Brasil
Crédito: Roberto Castro/MTur
Crédito: Roberto Castro/MTur

O acordo envolve medidas como a identificação de obstáculos à efetivação de ferramentas tecnológicas na área, além de iniciativas para que a transformação digital dos destinos ocorra de forma integrada aos princípios de sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Desenvolver ações conjuntas com foco em inovação no turismo. Este é o objetivo de um acordo de cooperação técnica firmado nesta terça-feira (20.10) durante uma transmissão online que contou com a participação dos ministros do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. A parceria prevê a definição de políticas públicas voltadas à digitalização e à criação de destinos inteligentes, em especial por meio do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), estabelecido pelo governo federal em junho de 2019.

Marcelo Álvaro Antônio destacou o empenho pela ampliação do uso de tecnologia em prol de avanços no turismo. “Nos governos anteriores, o Ministério do Turismo não tinha a preocupação de colocar a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço do turismo. A gente percebeu que precisava fazer com que o turismo brasileiro pudesse utilizar essas ferramentas tão importantes, buscando soluções para facilitar a vida do turista e divulgar os nossos destinos”, apontou.

Álvaro Antônio elencou medidas adotadas para preservar atividades e empregos no setor durante a pandemia e citou a inovação como diferencial na retomada. “A ciência e a inovação vão ser fundamentais para que a gente possa voltar o mais rápido possível ao patamar de crescimento verificado pelo turismo em 2019. O presidente Bolsonaro tem nos dado todo o apoio necessário para fazer com que o nosso potencial cada dia mais se torne realidade”, acrescentou.

O acordo envolve medidas como a identificação de obstáculos à efetivação de ferramentas tecnológicas na área, além de iniciativas para que a transformação digital dos destinos ocorra de forma integrada aos princípios de sustentabilidade social, ambiental e econômica. A cooperação engloba ainda a elaboração de estratégias que facilitem a adoção de soluções de loT voltadas ao aumento da eficácia de programas desenvolvidos no setor.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, manifestou otimismo quanto a avanços com a parceria. “Ciência e tecnologia estão em tudo, e temos muito a fazer junto ao Ministério do Turismo. A gente trabalha para tornar o Brasil uma potência no turismo, e tenho certeza que a gente vai transformar esse país no melhor destino do planeta, com vantagens para a nossa população e também para todos os que trabalham no turismo”, declarou.

Os ministérios vão estabelecer a Câmara do Turismo 4.0, coordenada pelo MTur, em comum acordo com o MCTI, propiciando a ampla participação da academia, de institutos de ciência e tecnologia e de demais atores relevantes do cenário da inovação no contexto do turismo. Após a criação do grupo, será proposto um cronograma de trabalho em conjunto com todos os integrantes, a fim de definir as estratégias necessárias ao cumprimento das metas previstas.

A transmissão online também contou com as participações do secretário executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, e do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, que enfatizaram a importância da tecnologia para o desenvolvimento do turismo. Também acompanharam a assinatura do acordo o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, William França; o secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur, Lucas Fiuza, entre outros.

Mtur
Rafael Brais

Por: Redação Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade