História de Araguatins
Igreja matriz de Araguatins - Foto: Nando Cunha (Licença-cc-by-sa-3.0)
Igreja matriz de Araguatins - Foto: Nando Cunha (Licença-cc-by-sa-3.0)

O local onde hoje é Araguatins teve como primeiros moradores a família de Máximo Libório da Paixão, em 1867. No entanto, foi fundada por Vicente Bernardino Gomes no ano seguinte com o nome de vila São Vicente do Araguaia, em 9 de junho de 1868. Vicente Bernardino, que antes residia na Colônia Militar de São João do Araguaia, no Estado do Pará, resolveu subir o Rio Araguaia e procurar um local onde pudesse fundar uma povoação. Aproveitou da existência de grandes pequiseiros, oitizeiros, entre outras árvores regionais dando início à sua exploração econômica.

Para tanto, acolheu trabalhadores vindos de diversas regiões que passaram a fixar residência na localidade. A vila passa a categoria de município pela lei nº 426 de 21 de junho de 1913, que foi sancionada pelo Decreto nº 3.639 de 5 de março de 1914 e instalado em 12 de novembro do mesmo ano pelo Decreto nº 3.774. Em 1945, a sede do Município foi transferida para Itaguatins, pelo Presidente Getúlio Vargas.

O Município de Araguatins, teve como primeiros moradores a família de Máximo Libório da Paixão, no ano de 1.867. No ano seguinte chegou ao local Vicente Bernardino Gomes, que aproveitando da existência de frondosos pequiseiros, oitizeiros, fuçareiros e outras árvores regionais deu início à sua exploração econômica. Para tanto, acolheu trabalhadores vindos de diversas regiões que passaram a fixar suas residências na localidade.

Depois de três anos de transferência da sede, o Município foi criado pela segunda vez pela Lei nº 184 de 13 de outubro de 1948 tendo sido reinstalado em 1 de janeiro de 1949. Com a criação do Estado do Tocantins em 1989 o Município passa a integrá-lo, antes era parte do Estado de Goiás. O nome Araguatins nasceu da junção dos dois rios Araguaia e Tocantins por sugestão do Prefeito Antonio Carvalho Murici, tendo sido aprovado pelo Decreto nº 8.305 no ano de 1943.

Fonte: Secom Prefeitura de Araguatins e Wikipédia

 

Conheça mais sobre Araguatins
Destinos Tocantins
Publicidade