Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
O que fazer em Mateiros
Fervedouro Rio Sono - Foto: Flavio Andre (Mtur)
Fervedouro Rio Sono - Foto: Flavio Andre (Mtur)

Mateiros possui inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Dunas tem altitude variável entre 200 a 400 metros
Surgidas a partir da erosão das serras rochosas ao longo dos anos, uma visita às 'Dunas do Jalapão' não deve ficar de fora de seu roteiro. As dunas tem altitude variável entre 200 a 400 metros, descortina-se uma belíssima paisagem, onde, as areias refletem a luz solar em variados tons de dourado mesclando com o azul dos rios e, o verde da vegetação típica da região e dos buritizais que nascem à beira de suas nascentes.

Irrestível piscina natural
Águas em tons esverdeados que lembram esmeralda, arrodeada de uma irrestível piscina natural, não há com deixar de conhecer a 'Cachoeira da Formiga'. Além de possuir uma vegetação,  é exuberante, lembrando a mata atlântica, com palmeiras e, samambaias, também é permitido realizar acampamento, contudo, deve-se levar provisões obedecendo as exigências do Parque Estadual do Jalapão.

Areia alva e da água cristalina
Logo abaixo da Cachoeira da Velha o que impressiona os visitantes, além do envolto de sua mata, areia alva e da água cristalina, é a 'Prainha do Rio Novo' e, que você deve conhecer. Não dá para resistir ao convite de um delicioso mergulho. Um detalhe de segurança, é que o rio tem fortes correntes subaquáticas, sendo assim, exige-se muito cuidado.

Grandes corredeiras
Para os amantes de esportes radicais, não há como deixar de usufruir o que o Rio Novo lhe proporciona, como grandes corredeiras, para a prática da canoagem e boia cross. O rafting dura cerca de três horas, contudo, deve-se contratar um pacote em agência de viagens, a qual, disponibiliza equipamentos apropriados, além de guias especializados.

Rochas arenosas de 150 milhões de anos
Já para os amantes do ecoturismo, trilhar por grandes blocos de rochas arenosas cuja erosão, ao longo de 150 milhões de anos, deram origem às dunas do Jalapão, percorrendo em torno de 34 km, até chegar ao topo do mirante da serra, recompensada pela vista contemplativa da paisagem, principalmente do por do sol, não, não tem preço mesmo!

Artesanato do capim dourado
Produzido em capim dourado que é a haste de uma flor branca da família das sempre-vivas, é a principal matéria prima utilizada no artesanato típico da região do Jalapão. Não deixe de levar na mala, ao seu retorno. São dezenas de produtos, confeccionados a partir do capim dourado, e as que se destacam entre suas peças, estão bolsas, pulseiras, potes, brincos, chapéus, mandalas e enfeites de todos os modelos e tipos.

Conheça mais sobre Mateiros
Destinos Tocantins
Publicidade