Parque Nacional do Monte Roraima - Foto: Flickr - Paulo Fassina |
As serras, florestas, cachoeiras e pinturas rupestres do Parque Nacional do Monte Roraima. A amplidão do lavrado, a mais bela savana amazônica e os rios e várzeas de Caracaraí. A natureza concedeu à Roraima belezas inigualáveis. Roraima abriga em seu território extensas áreas de floresta tropical e as belas savanas amazônicas, conhecidas regionalmente como lavrado. Possui, ainda, rios em abundância, com cachoeiras, corredeiras e praias apropriadas ao ecoturismo. O estado tem a maior parte de seu território acima da linha do Equador.
O estado selecionou duas regiões para receber os investimentos do Proecotur: o nordeste do estado, onde está o Parque Nacional do Monte Roraima e os lavrados roraimenses, e a área de Caracaraí, cidade localizada às margens do rio Branco, o principal do estado.
É no Parque Nacional do Monte Roraima que está o ponto mais setentrional do país, a Serra do Caburaí, próximo à tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana. O parque ostenta formações geológicas de rara beleza, envolvidas por florestas, e acolhe nascentes de rios importantes da região, como o Cotingo, que exibe várias quedas d’água ao longo de seu curso. Nas rochas do parque é possível ver também registros de povos pré-históricos que habitaram a região.
O Monte Roraima é um dos pontos mais elevados do país, com 2.875 metros de altitude. Próximos ao parque estão também o município de Uiramutã e a Serra do Sol, outro ponto culminante, com 2.400 metros de altitude.