Folclore de Guajará-Mirim

Boi Bumbá Flor do Campo - Foto: Divulgação
Boi Bumbá Flor do Campo - Foto: Divulgação

O Festival Folclórico de Guajará-Mirim acontece desde o ano de 1994. Na época, o evento era chamado de 'Festival Folclórico Pérola do Mamoré' (Fefopem) e era realizado na quadra da AABB. Hoje a festa, que reúne mais de 4 mil brincantes, e é motivo de orgulho para a cidade Em Guajará-Mirim, o ‘Duelo da Fronteira’ abre portas para o turismo na região e gera renda para o município, uma vez que o festival é apreciado por pessoas de vários lugares do país”.

Como o festival é assistido por um grande público a área foi ampliada com a montagem de novas arquibancadas móveis e camarotes, tudo para proporcionar, nos dias de festa, mais comodidade aos participantes.

“A realização deste evento é marcado por fatores importantíssimos, o primeiro é essa troca de experiências culturais entre os povos de Guajará-Mirim e os bolivianos, isso sem contar com a presença dos turistas que chegam à região para prestigiar o evento. A segunda, é que além de apoiar a realização do evento com toda a estrutura física, o governo também dá apoio aos grupos, com a compra de suas indumentárias.

”O Governo do Estado tem apoiado a cultura em seus vários aspectos e é também a cultura em Rondônia que tem alavancado o turismo no Estado, é o que aconteceu em Guajará-Mirim, com o Festival Folclórico Pérola do Mamoré, o Duelo da Fronteira”.Os protagonistas do festival prometeram inovar e inovaram , o boi Flor do Campo vem com o tema: Rondônia, Mitos e Lendas e o seu adversário, e o boi Malhadinho destacou : Etnia, Raça, Brasil”

Boi Bumbá Flor do Campo - Foto: Divulgação
Boi Bumbá Flor do Campo - Foto: Divulgação
 Veja também
Em Rondônia os maiores eventos relacionados ao folclore são a Flor do Maracujá em Porto Velho e e o Festival Pérola do Mamoré em Guajará-Mirim. Nesta época do ano as cores azul e vermelho tomam conta da cidade de Guajará-Mirim...Saiba mais
Destinos Rondonia
Publicidade