Caverna Buraco da Pistola - Foto: Reprodução Geodiversidade de Rondonia |
Principais Grutas e Cavernas de Rondonia
No Estado de Rondônia, encontram-se várias cavernas destacando-se pelo seu tamanho, aliás, a maior até agora encontrada, situada na ponta oriental da Serra dos Pacaás Novos, que marca a garganta dos urupás. Tem vinte metros de interior por sessenta, e duzentos metros de abóbada em arco, no centro tem um lago de águas cristalinas cercado de fetos, arbustos, palmeiras e outras árvores de grande porte. O teto se comunica com o exterior através de uma perfeita clarabóia.
Merecem destaques as cavernas de origem calcária no município de Pimenta Bueno, por sua rara beleza e as dos Três Esses, na margem do rio Abunã e as dos Vale do rio Caio Espíndola, sub-afluente do rio Guaporé por conterem desenhos geométricos e inscrições não decifradas na primeira e desenhos em alto-relevo de leões, elefantes, girafas, e outros animais com habitat na África e na Ásia.
Caverna Dourada
Localizada em Porto Velho, saindo do Centro até o local, são cerca de 15 km pela BR-364, sentido Cuiabá, e mais cerca de 10 km em estrada sem asfalto. A caminhada segue por dentro da mata por aproximadamente 150 metros, em uma trilha no ramal do Boto. É preciso ter cuidado para descer um barranco íngreme. ‘‘É uma caverna com a extensão aproximada de 35 metros, instalada em uma encosta de um pequeno igarapé. A trilha até a caverna foi aberta recentemente.
A caverna é uma resistente das mudanças pelas quais a região passou. ‘‘Ela fica em vegetação que não é nativa, de capoeira rejuvenescida. Isso porque a floresta de vegetação tropical nativa já foi erradicada. É uma mata que está sendo objeto de uma recuperação natural.
A caverna não possui ramificações. Há apenas um caminho, ora é possível fica de pé, em outras o percurso só é possível se a pessoa ficar agachada. Quanto mais a caverna é adentrada o espaço vai afunilando. ‘‘A origem desta caverna está associada ao processo de erosão fluvial. A água que cai dentro desta caverna vai provocando a erosão.
Informações colhidas: Vanessa Moura - Portal Amazonia