Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Foto: Nando Cunha (Licença-cc-by-3.0) |
Em Marabá, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Emergente da vazante do Rio Tocantins
Um dos melhores atrativos de Marabá além de ponto turístico dos mais visitados, está a Praia do Tucunaré, a qual vale muito a pena conhecer e curtir. Como emergente da vazante do Rio Tocantins, após o período das chuvas a praia ocupa uma extensão de aproximadamente 5 km², onde três quartos são de areia fina e um quarto de formação vegetal.
Primeiro patrimônio histórico de Marabá
Primeira capela construída na cidade, como pagamento de uma promessa feita por Francisco Acácio, na década de 1920, a Igreja de São Félix de Valois merece sua visita. Em sua primeira construção, a cheia de 1926 a destruíu e uma outra igreja foi erguida no mesmo local. A Igreja constitui-se no primeiro patrimônio histórico de Marabá, a qual foi tombada pelo Patrimônio Histórico em abril de 1993.
Hoje foi transformado em Museu
Construída na década de 1930, impossível deixar de conhecer o Palacete Augusto Dias, o qual, tinha por objetovo servir como sede da Prefeitura, da Câmara Municipal e do Fórum. Hoje foi transformado no Museu Municipal de Marabá, onde agrega os seguintes setores: Setor de Antropologia, Setor de Botânica, Setor de Geologia, Setor de Arqueologia e Setor de Zoologia.
Principais iguarias local
Na culinaria de Marabá, imprescindível não experimentá-las, onde as principais iguarias local e as que se integraram aos costumes, são: Marizabel, Suco natural de Guaraná da Amazônia, Tucunaré ao leite de Castanha do Pará, Cozidão de Bagre, Pão de queijo, Tacacá, Esfirra, Arroz-doce e Cuscuz.
Feira de Arte e Artesanato de Marabá
Um dos principais eventos de Marabá e que atrai milhares de visitantes, é Feirarte – Feira de Arte e Artesanato de Marabá, começado em novembro de 1997, ocupou definitivamente um espaço no calendário de eventos tradicionais da cidade. Tem como objetivo comercializar e divulgar os produtos artesanais e das artes do município e região, com exposição de quadros, esculturas, pinturas em tecido e porcelana, artesanato em palha, vime, couro, madeira, vidro, gesso, barro, bordados em crochê e tapeçaria.