Últimos posts
História de Belém
Casa das Onze janelas - Foto: Bruna Brandão (Mtur)
Casa das Onze janelas - Foto: Bruna Brandão (Mtur)

Com uma população de 1 439 561 habitantes, é a segunda cidade mais populosa da Região Norte e a décima-primeira do Brasil. Possuindo um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os municípios do norte brasileiro. Nas últimas duas décadas, vem se verticalizando a partir das áreas mais altas e mais valorizadas, devido novas tendências na construção civil local e o plano de valorização do espaço da cidade originada na década de 40 na Avenida Presidente Vargas.

Têm se verificado: o aumento das densidades construídas e a elevação acentuada da altura dos edifícios; novas modalidades de seletividade social, caracterizadas por arrojados projetos arquitetônicos; a incorporação de sofisticados equipamentos de lazer na área condominial; os altos preços dos imóveis. Parece estar se delineando, uma tendência à segregação sócio-espacial para segmentos sociais de alta classe e de alta classe média. 

Em seus quase 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias europeias, que influenciaram grandemente a arquitetura das edificações locais, sendo conhecida na época como Paris n'América. Atualmente, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.

Conheça mais sobre Belém
Conheça Belém
Publicidade