Pontos Turísticos em Barcarena
Barcarena- Praia Caripi - Foto: Site Sou Paraense
Barcarena- Praia Caripi - Foto: Site Sou Paraense

Além das inúmeras praias de Barcarena, é muito comum a frequência de moradores e visitantes em balneários naturais da cidade, os quais possuem águas cristalinas e bem refrescantes e, que devem fazer parte do roteiro dos turistas que anseiam,  para entrar em contato com um ambiente mais simples e recatado, contudo, bastante divertido.

Principais Pontos Turísticos de Barcarena:

Rio Acará
Abriga algumas das ilhas mais visitadas pelos turistas e praias que aparecem durante a maré baixa.

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré
Possui em seu interior a imagem de Cristo crucificado com três metros de altura. Também, agrega a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, produzida em gesso.

Igreja de São João Batista
Foi fundada pelos jesuítas e indígenas e, mantém muito bem conservada as suas linhas originais da época.

Suas principais Praias:

Praia de Vila de Conde
Localizada na Vila do Conde, nas coordenadas S 51°31.30344 e O48°40.00056. Banhada pela Baía do Marajó, esta praia possui grande extensão com areia branca e fina. Os bares e barracas existentes no local oferecem um cardápio variado de comidas e de bebidas. O maior fluxo de pessoas acontece durante os finais de semana e no período de férias escolares. Está situada a uma distância aproximada de 22km, por via rodoviária da Sede de Barcarena.

Praia do Caripí
Esta praia está localizada à margem da Baía do Marajó, nas coordenadas S1°32.35363 e O46°41.00052. A praia possui uma extensão de aproximadamente 3 k, com areia branca e fina e uma arborização bem variada. Os restaures e bares existentes no local oferecem um cardápio variado de comidas e de bebidas. O acesso é feito através da rodovia que liga Barcarena à localidade do Caripí. Na praia do Caripí, um equipamento que se transformou em atração especial e chama a atenção dos visitantes é a Casa da Árvore que é parte das instalações do Hotel Samaúma, e que oferece quatro suítes, combinando o conforto moderno ao espírito de aventura.

Praia de Itupanema
Localizada na Vila de mesmo nome, nas coordenadas S1°29.87345 e O39°4362733, com acesso pela estrada que liga Barcarena ao complexo ALBRÁS/ALUNORTE. Situada as margens da Baía do Marajó, é formada por trechos de praias entrecortados por vegetação. Nestas praias é comum encontrar aglomerado de pedras, que na realidade são arenitos ferruginosos, aos quais se deu a denominação de 'Grés do Pará'. Na vila de Itupanema encontram-se trechos de praias entrecortados por vegetação que recebem as seguintes denominações pelos moradores como: Tanguá, Lamporte, Praia da Sepultura, Praia da Espera, Italiano, do Amor, Porto Grande (Pescadores) Capela (Praça da Matriz), Praia do Catulino, Praia do Pirí, Praia Bar, Praia do Porto dos Milagres - às proximidades de Vila Nova, Praia do Taco, Praia do Arrozal (Horto), Praia do Guajará e Praia Grande.

Em 2010 foram construídos 300 metros de orla em parceria com a Terfron, Prefeitura Municipal de Barcarena e a Superintendência do Patrimônio da União- SPU/PA

Praia do Cuipiranga
Situada na Ilha Trambioca, nas coordenadas S1°29.65939 e O48°37.42535. Esta praia apresenta grande faixa de terra com areia amarelada e bastante arborizada. Existe no local uma comunidade com o mesmo nome da praia. O acesso ao atrativo pode ser realizado via balsa, em Barcarena, que faz a travessia para Trambioca, estando o atrativo distante cerca de 30 a 40 minutos de carro da Sede do Município. (Dias e horários da balsa, vide Quadro 46 na p.146)

Praia do Sirituba
Praia com areia fina e amarelada, localizada na Ilha Trambioca, na entrada do rio Carnapijó, nas coordenadas S1°26.87073 e O48°41.65772. O acesso ao atrativo pode ser realizado via balsa, em Barcarena, que faz a travessia para Trambioca. Também se pode chegar ao atrativo por via fluvial, estando o atrativo cerca de 50 minutos de barco da cidade de Barcarena. É a maior praia de faixa contínua da Ilha de Trambioca. (Dias e horários da balsa, vide Quadro 46 na p.146)

Praia do Sol (antiga praia do Maruim):
Situada na Ilha Trambioca à margem da Baía do Marajó, nas coordenadas S1°31.52560 e O42°43.44522. O acesso ao atrativo pode ser realizado via balsa, em Barcarena, que faz a travessia para Trambioca. A praia apresenta pequena extensão de faixa de areia amarelada e alguma vegetação com predominância de árvores frutíferas. (Dias e horários da balsa, vide Quadro 46 na p.146)

Praia do Guajarino
Situada na Ilha Trambioca, nas coordenadas S1°30.45128 e O48°37.18122. O acesso ao atrativo pode ser realizado via balsa, em Barcarena, que faz a travessia para Trambioca. A praia apresenta faixa de areia de pequena extensão, com predominância de árvores frutíferas. Existe no local uma pequena comunidade que recebe o nome da praia.

Conheça mais sobre Barcarena
Destinos Pará
Publicidade