O que fazer em Tabatinga
Avenida da Amizade - Foto: Gabriel Ernesto Levy Bravo (Licença-cc-by-2.0)
Avenida da Amizade - Foto: Gabriel Ernesto Levy Bravo (Licença-cc-by-2.0)

Em Tabatinga, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Similar ao festival de Parintins
Mesmo sem data específica, embora geralmente ocorra no mês de setembro, programe-se para ír à Tabatinga durante  o  'Festisol' (Festival das Tribos do Alto Solimões). Você vai assistir a um grande evento artístico cultural, onde há disputa entre os adéptos da 'onça pintada' e da 'onça preta' na arena, conhecida como 'onçódromo'. O belíssimo festival, é quase similar ao festival de Parintins, em que ocorre entre os 'bois' Caprichoso e Garantido, enquanto que em Tabatinga, são as onças em que, a onça preta representa a cor azul e a onça pintada, a cor vermelha. O festival se traduz num belo espetáculo de cores, luzes, som e, de ritmo que encanta a todos que participam, além dos turistas.

Contempla a tríplice fronteira
Outro evento cultural bastante interessante que você deve ir, é o 'Festival da Fraternidade' que ocorre bem próximo de Tabatinga, na cidade vizinha de Leticia. O festival contempla representação dos três países que compõem a tríplice fronteira. Cada dia as apresentações são de um determinado País, onde há amostras das danças, comidas típicas e da cultura. Assim como tem o dia do Brasil, Há também o dia da Colômbia, do Peru, finalizando no último dia do evento, com a coroação da Rainha do festival daquele ano.

Esportes radicais
Para os adeptos de esportes radicais, Tabatinga possui diversos pontos específicos para suas práticas. São praticados no município: Motocross, Bicicross, Canoagem Rústica, Le Parkour e Corridas de Orientação.

Outros atrativos que podem ser visitados na cidade, estão:

Zoológico
Em volta do quartel do Exército existe um pequeno zoológico onde é possível ver tatu, sucuri, macacos, aves e a onça-pintada.

Visão privilegiada
No bairro da Comara, próximo ao aeroporto, tem-se uma visão privilegiada do rio e das florestas peruanas e, é onde se encontra o ponto de acesso às aldeias indígenas de Umariaçu I e de Umariaçu II de etnia Ticuna.

Praias do rio Solimões
Durante o verão a opção são os igarapés que ficam na estrada Leticia - Tarapacá (Colômbia) e na área rural de Tabatinga. Quando o rio está na vazante, surgem diversas praias do rio Solimões, sendo que a mais badalada é a praia de Limeira, onde acontecem shows e desfile das mais belas mulheres da tríplice fronteira para a escolha da 'Garota Limeira'.

Observação aos botos
Para oa amantes da pesca, o Rio Solimões também propicia pescaria abundante nos barcos pequenos ou na margem. Além do mais, ainda é possível a observação aos botos e contemplar ao final da tarde, de um belo por-do-sol.

Conheça mais sobre Tabatinga
Destinos Amazonas
Publicidade