Lenda do Curupira - Foto: Lendas do Amazonas |
Guardião das florestas e dos animais, o Curupira é um pequeno ser com traços de índio, cabelos de fogo e os pés virados para trás, cujo dom é ficar invisível. Dizem que ele protege as pessoas que têm um bom relacionamento com a natureza, utilizando-a apenas para sobreviver. O homem que derruba árvores para construir a sua casa, os seus utensílios ou, ainda, para fazer o seu roçado e caçar para alimentação, tem a proteção do Curupira.
Entretanto, quem derruba a mata sem necessidade e caça de maneira indiscriminada, acaba caindo nas armadilhas do Curupira e encontra nele um terrível inimigo. Para se vingar, ele vira caça. Uma paca, uma onça ou qualquer outro animal que atraia os caçadores para o meio da floresta, fazendo-os perder a noção de rumo e dar voltas no mato retornando sempre ao mesmo lugar.
Outra forma de atingir os maus caçadores é fazendo com que a sua arma não funcione ou seja incapaz de acertar qualquer tipo de alvo, principalmente a sua caça. Na realidade, a lenda do Curupira revela a relação dos índios brasileiros com a mata. Não é uma relação de exploração ou de uso indiscriminado, mas de respeito pela vida