Últimos posts

Festival Floclórico de Parintins

Festival de Parintins - Foto: Secom-Gov-AM
Festival de Parintins - Foto: Secom-Gov-AM

Esta festa ocorre no mês de junho (AM). Dois grupos de foliões, Boi Garantido e Boi Caprichoso, competem para ser o melhor, ter a maisbela alegorias e o desfile mais animado. O Festival Floclórico de Parintins existe desde de 1914, foi oficializado em 1966, ganhou a mídia a partir dos anos 90. Neste evento o fio condutor das apresentações é a lenda de Pai Francisco e Mãe Catirina que contam com o auxílio do pajé para ressucitar o boi do patrão. O boi teria sido abatido por Francisco para satifazer um desejo de Catirina, sua mulher que estava grávida.

O Festival de Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. O festival é uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante do evento atualmente é a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo.

O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.

O primeiro Festival Folclórico de Parintins ocorreu no ano de 1965, sendo criado por um grupo de amigos da Juventude  Alegre Católica (JAC). No seu primeiro ano, vinte e duas quadrilhas se apresentaram, sem os bois Caprichoso e  Garantido. A partir de 1966 os bois bumbás receberam convites para participar do festival. Desde então, pela primeira  vez, os dois bois participaram juntos no festival. Nesse ano, o critério que ficou estabelecido para definir o campeão  foi o boi mais aplaudido pelos presentes. A partir daí, teveo início do acirramento da rivalidade entre os bois  Garantido e Caprichoso.

Já no ano de 1975, a organização do Festival foi assumida totalmente pela Prefeitura Municipal de Parintins, alterando  o local para o Centro Comunitário Esportivo.

Com o passar dos anos, o Festival de Parintins ganhou enorme relevância nacional, despertando a atenção da mídia nacional e internacional, sendo considerado com principal atração turística de Parintins. Isso se deu posteriormente, em razão da transmissão em rede de televisão nacional, e a partir daí, inúmeros profissionais que trabalhavam na festa, foram contratados para trabalhar no Carnaval de São Paulo.

A primeira edição do Festival Folclórico que teve transmitido ao vivo, aconteceu no ano de 1994, através da TV Amazonas, afiliada da Rede Globo, com um contrato vigorou até 1999. Lo depois desse ano, a transmissão foi contratada pela TV A Crítica, à época, afiliada ao SBT, cujo contrato firmado de três anos entre os bois e a emissora. Já no ano de 2001, foi estendido o vínculo até 2007, pelo qual a transmissão ocorria para toda a região norte, na íntegra e, com flashes ao vivo durante a programação nacional do SBT.

Desde o ano de 2014, o Festival de Parintins passou a ser transmitido integralmente pela TV A Crítica. De acordo com o presidente do boi bumbá Caprichoso, o documento prevê a exibição do festival durante quatro anos. Em comemoração, os bois Caprichoso e Garantido se apresentaram com os itens oficiais para o público do RCC Experience, no Tropical Hotel, onde ocorreu a assinatura do contrato com o boi Caprichoso.

O festival é composto de um total de 21 quesitos, contudo, a maioria não possui ordem predeterminada de apresentação, exceto os três primeiros como: 'apresentador', 'levantador de toadas' e 'marujada ou batucada', bem como, do último que é 'encenação'.

Os quesitos são os seguintes: apresentador; levantador de toadas; batucada; ritual; porta-estandarte; amo do boi; sinhazinha da fazenda; rainha do folclore; cunhã poranga; boi bumbá (evolução); toada (letra e música); pajé; tribos indígenas ; tuxauas; figuras típicas regionais; alegorias; lenda amazônica; vaqueirada; galera; coreografia, organização do conjunto folclórico.

Durante as apresentações, a torcida dá um show à parte, principalmente no momento que o Boi se apresenta, seus torcedores participam com bastante entusiasmo, como se fosse um time de futebol. Do outro lado, os torcedores adversários não se manifestam, ao contrário, ficando em total silêncio. O interessante é que um torcedor nunca pronuncia o nome do concorrente, utilizando sempre a palavra 'contrário' quando quer se referir ao oponente. São extritamente proibidas vaias, palmas, gritos ou qualquer outra demonstração de expressão quando o 'concorrente' se apresenta.

O corpo do juri é composto de 6 jurados, os quais são sorteados na véspera do Festival e todos são oriundos exclusivamente de estados que fazem parte de outras regiões do país, exceto a Rgião Norte e, o requisito rigorosamente exigido, é que a pessoa seja um estudioso da arte, da cultura e do folclore brasileiro.

O Festival de Parintins, que revela à arena simbolismos regionais, os quais representam os povos indígenas e o homem ribeirinho do norte, se popularizou bastante, atraíndo assim turistas nacionais e principalmente internacionais para a 'Ilha Tupinambarana', nome pelo qual a cidade de Parintins ficou conhecida.

Em razão da enorme popularidade dos bois no Amazonas, as agremiações folclóricas contam com grandes torcidas que criam seus consulados, montando enormes caravanas para o festival. Em Parintins, a cidade se divide pelos dois bois e essa rivalidade se amplia para outras cidades da região.

TAGS:  boi caprichoso,   festival de parintins,   parintins,   boi garantido,   bois garantido e caprichoso,  
VER MAIS 5 FOTOS
 Veja também
Em princípio quando se fale em samba, jamais, Manaus seria a primeira cidade que viria à nossa mente, afinal o samba nasceu na Bahia e se auto promoveu no sudeste do Pais, contudo, no norte desse imenso Brasil, todos os anos, em setembroSaiba mais
O Festival Amazonas de Ópera é realizado pelo Governo estadual do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura em comunhão com o Fundo de Promoção Social e recebe o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento CulturalSaiba mais
A exemplo dos carnavais fora de época que acontecem em diversas cidades do Brasil, o 'Boi Manaus' solidificou-se como um excelente produto turístico, despertando o interesse das redes hoteleiras, bem como, das operadoras de turismo nacional e internacionalSaiba mais
Destinos Amazonas
Publicidade