Pilões - Cachoeira do Ouricuri - Foto- Ivenildo Sales - Se Liga Piloes |
Em Pilões, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Passeio à Cachoeira de Ouricuri
A cachoeira de Ouricuri - nome da comunidade onde se localiza - fica dentro de uma floresta, resquício da exuberante Mata Atlântica, no município de Pilões. Belas cascatas completam a obra esculpida pela natureza. A água do Rio Araçagi corre por entre árvores e rochedos, formando um conjunto de corredeiras de rara beleza. A força das águas produz outro atrativo interessante: as fendas nas rochas do leito do rio, por onde se pode mergulhar em um local e sair em outro.
Navegar pelo Rio Araçagí
O Rio Araçagí-Mirim, que serviu de caminho para os primeiros desbravadores que chegaram ao nosso território, nasce nos arredores das cidades de Arara e Casserengue, corta a zona urbana de Pilões e deságua no Rio Araçagí, na fronteira do Nosso Município com o vizinho Cuitegí.
Curiosidade: Num rochedo que fica no leito desse rio, perto da zona urbana, localizam-se algumas cavidades naturais em forma de -PILÃO- (cientificamente conhecido por MARMITAS DE GIGANTE). Acredita-se que daí surgiu o nome de Pilões.(O nome de 'Entre Rios' vigorou por poucos anos. O Povoado recebeu esse nome porque está situado entre os dois rios, Araçagi e Araçagi-mirim).
O Rio Araçagí nasce nos arredores de Algodão de Jandaira, corta a zona rural de Pilões, recebe o Araçagí-Mirim na fronteira com Cuitegí e deságua no Rio Mamanguape. Durante esse percurso, ele recebe vários nomes - de acordo com a região que corta - assim, é chamado de Rio de Arara até antes de entrar no território de Pilões; e de Rio de Pinturas, quando corta as terras de dois antigos engenhos de mesmo nome. Antes de receber o rio Araçagi-Mirim, na divisa de Pilões com Cuitegi, o Rio Araçagi se une ao Rio conhecido por Rio da Manga, ou Rio Mercês, ou Rio do Braz.