O que fazer em Areia
Vila Real do Brejo - Foto: Bruno Coutinho Araujo (Licença-cc-by-sa-3.0)
Vila Real do Brejo - Foto: Bruno Coutinho Araujo (Licença-cc-by-sa-3.0)

Na cidade de Areia, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Museu Regional de Areia
O acervo do museu está atualmente numa das salas da paróquia, que é vizinha à nova construção, e inclui de manuscritos originais de Pedro Américo a fósseis, pinturas, relíquias diversas e até um berço que pertenceu ao abolicionista Manuel da Silva.

É ali também que funciona a oficina de conservação e restauro do acervo dos museus. Destas oficinas, fazem parte estudantes do ensino médio, que recebem bolsa para aprender este ofício refinado e para atuar como monitores nos museus da cidade

Museu do Brejo Paraibano
No campus da Universidade Federal da Paraíba fica o terceiro dos museus da cidade: o Museu do Brejo Paraibano ou Museu da Rapadura, composto de casa-grande e engenho, também recuperados recentemente. Lá, se pode fazer uma viagem no tempo, aprendendo sobre os costumes da época de ouro do ciclo da cana e o modo de produção da rapadura e da cachaça – viagem ilustrada pelos objetos daquele tempo e embalada pelas histórias dos monitores.

Passeio cultural

-Em julho, acontece o “Festival Cultural Caminhos do Inverno”, que envolve Areia e outros municípios da região do Brejo Paraibano. Inclui um Festival Gastronômico, oficinas e apresentações de dança, música e teatro.

-Um passeio que pode ser feito todos os anos a partir de agosto é o circuito dos engenhos. Nessa época, os engenhos da região começam a moer cana  e os turistas podem acompanhar a produção de cachaça e rapadura. Há engenhos que modernizaram os processos, e outros que mantêm até hoje a produção artesanal.

-Em setembro, acontece o Areia Fest – Festival Brasileiro da Cachaça e da Rapadura. O festival tem palestras técnicas para produtores e empresários do segmento, além de shows musicais, degustações etc.

Compras
Além dos clássicos “souvenires” gastronômicos, a cachaça e a rapadura, Areia também tem um belo artesanato.

Conheça mais sobre Areia
Destinos Paraíba
Publicidade