O que fazer em Rio de Janeiro
Panorâmica da Praia de Copacabana vista do Morro da Urca - Foto: Ik S World Trip - (Licença cc-by-sa-2.0)
Panorâmica da Praia de Copacabana vista do Morro da Urca - Foto: Ik S World Trip - (Licença cc-by-sa-2.0)

Na belíssima e encantada cidade maravilhosa, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Belíssimo santuário ecológico
Fundado por ordem do Príncipe Regente D. João VI, no ano de 1808, faça uma deliciosa caminhada no 'Jardim Botânico', por tratar-se de um excelente lugar para lazer, bem como, contemplar a natureza como parte do cenario, a qual abriga inúmeros passáros selvagens, além de ser um belíssimo santuário ecológico e um dos 10 mais importantes no planeta.

Um nostalgico e saudoso meio de transporte
Antigo aqueduto construido nos tempos do Brasil colonial, vale muito, fazer um maravilhoso passeio no 'bondinho de Santa Tereza'. É um dos principais atrativos turísticos do Rio, bem como, uma relíquia histórica de um nostalgico e saudoso meio de transporte. Além de ser uma atração para passeio na cidade, também serve de um meio de transporte real para os moradores do bairro e para os que querem visitar os pontos turísticos do local.

Composta de importantes patrimõnios históricos
Calçe um bom tênis e prepare-se para uma boa caminhada pelo centro do Rio, onde embora se mantenha como o centro financeiro e comercial da cidade, se misturam num mesmo ambiente, inúmeros prédios antigos além de históricos, com modernas edificações e arranha-céus.  Também na região, além de muito conhecida, a' Cinelandia' é a praça mais popular do Rio. Bem movimentada dia e noite. a região é composta de importantes patrimõnios históricos, a exemplo do 'Teatro Municipal', a 'Biblioteca Nacional', o 'Museu Nacional de Belas Artes', e o 'Centro Cultural da Justiça Federal'.

Palácio de despacho dos Imperadores
Não muito longe daí, é só pegar o metrô e em 5 minutos você estará no 'Centro Histório do Rio', precisamente na 'Praça XV', que inclusive, nos tempos coloniais e do Império, já foi o centro do Rio de Janeiro. O centro histórico é composto de várias construções da era colonial como o Paço Real, antiga morada dos Vice Reis e Palácio de despacho dos Imperadores, Igrejas historicas e um chafariz que já foi um marco da cidade.

Possui acervos do mundo todo
Você não pode esquecer de incluir em sua agenda, uma visita ao antigo 'Paço Imperial de São Cristovão' ou 'Palácio Imperial' que fica dentro da 'Quinta da Boa vista', hoje como 'Museu Nacional de História Natural' o qual possui acervos do mundo todo, sendo assim, mais um atrativo opcional para visitar o local. No interior da quinta, ainda ode-se fazer caminhadas por alas cercadas por arvores, palmeiras, enormes jardins gramados e com muitas arvores, lagos e caminhos pitorescos.

A maior estátua em estilo art déco do mundo
O mais importante e principal cartão-postal do Rio, o 'Cristo Redentor' é um belíssimo monumento encravado no alto do morro do Corcovado, a 700 metros de altitude, o qual possui um mirante panorâmico, com vista privilegiada de grande parte da cidade carioca.  Considerada como a maior estátua em estilo art déco do mundo, e inaugurada em 1931, a imagem do 'Cristo Redentor' é visível de diversos pontos da cidade. Construída em pedra-sabão, possui 30 metros de altura, com 28 metros de uma extremidade à outra e pesa 1.145 toneladas.

De bondinho, rumo ao famoso 'Pão de Açucar'
À 400 metros acima do nível do mar, não deixe de fazer essa indescritível viagem de bondinho, rumo ao famoso 'Pão de Açucar'. O bondinho é um teleférico moderno e envidraçado, que mostra do alto, em vários ângulos, proporcional à sua subida ou descida, a belíssima capital carioca.  A maravilhosa viagem tem sua primeira parada no 'Morro da Urca', ali você estará à 220 metros de altitude e já dá para contemplar a 'Baía de Guanabara' e a 'Enseada de Botafogo'.

Na próxima e última parada, você estará na altitude de 400 metros é onde o coração pulsa mais forte e os seus olhos brilham, ao contemplar tamanha a beleza ora apresentada, como a' Baía de Guanabara', boa parte da orla da 'Zona Sul' e a vizinha 'Niterói'.

Acontece uma espécie de um mine-carnaval
Um parque temático numa área de 114 mil metros quadrados, localizado na zona portuária e abriga os galpões das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, é o mais novo atrativo do Rio e, com certeza você vai incluir na sua programação. Toda quinta-feira á noite, acontece uma espécie de um mine-carnaval, o qual reúne passistas, ritmistas, baianas e casais de mestre-sala e porta-bandeiras, finalizando com um mini-desfile de Carnaval.

Imperdível passeio ao 'Centro de Tradições Nordestinas'
Para conhecer as tradições nordestinas, sem necessariamente ir ao nordeste, insira em seu roteiro o imperdível passeio ao 'Centro de Tradições Nordestinas' mais conhecida como a famosa 'Feira de São Cristóvão', que agora ganhou nova roupagem, contudo, sem alteração da animação, a qual continua a mesma. O espaço possui 34 mil metros quadrados e dispôe de mais de 700 barracas padronizadas, dois palcos para shows, praça de repentistas, estacionamento e banco. Para o turista, os melhores dias para conhecer e usufruir do lugar, vai de sexta a domingo.

Conheça mais sobre Rio de Janeiro
Conheça Rio de Janeiro
Publicidade