Últimos posts

Alem das inúmeras belezas naturais, a Gastronomia brasileira é um importante atrativo turístico do País

 02/09/2019  |  Postado por: Ramon Andrade
Culinária nordestina - Buchada de bode - Foto: Divulgação
Culinária nordestina - Buchada de bode - Foto: Divulgação

A gastronomia do Brasil, bem como, os meios de hospedagem são os dois mais fortes pilares do turismo brasileiro ao corresponderem com cerca de mais de 60% da força de trabalho do setor, conforme informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A super-valorização da culinária regional desde a última década, fez surgir inúmeros festivais gastronômicos por todo o país, fazendo com que fosse criado um novo e poderoso nicho de mercado, ora denominado de 'turismo gastronômico'. Os turistas sempre procuram destinos que, além de seus atrativos, possibilitem o oferecimento de um meio de hospedagem sob medida, mas aliada à várias  opções de alimentação que permitam conhecer um pouco mais dos lugares visitados.

Os grandes números do turismo mostram como os segmentos de alimentação e hotelaria evoluíram na última década. O faturamento do setor de alimentação, por  exemplo, mais que dobrou nos últimos seis anos: passou de R$ 76 bilhões em 2009 para R$ 153 bilhões até meados deste ano, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

As despesas com alimentação estão atrás a penas do transporte e compõe uma boa parcela abastada da composição dos gastos dos viajantes, de acordo com o Ministério do Turismo. Em pesquisa realizada pelo ministério durante a Copa do Mundo, a gastronomia foi avaliada positivamente por  93,2% dos estrangeiros entrevistados. Os bares e restaurantes , por sua vez, são responsáveis por cerca de 1,5 milhão de empregos formais, de acordo com a Abrasel.

A gastronomia brasileira é resultante de uma grande miscigenação de tradições, alimentos e variedades de ingredientes os quais foram muito bem introduzidos pelo povo indígena nativos, bem como, por todas as correntes imigratórias que ocorreram à época.

Quando colonizaram o Brasil, e proporcionalmente à medida em que se instalavam, os portugueses e suas famílias traziam da África os escravos. Surgiram a partir daí, da mistura desses três povos, o índio, o português e o negro, que nasceu o brasileiro e sua cozinha.

Aos negros a alimentação era imposta pelo colonizador português, que trazia de sua terra natal, vacas, touros, ovelhas, cabras, carneiros, porcos, galinhas, patos, gansos, bem como grande variedade de frutas, legumes, verduras, cereais e temperos.

Os escravos aprenderam a fazer pirão cozido, misturando a farinha de mandioca ao caldo fervente; apreciavam o milho, preparavam angu, um mingau mais consistente que o pirão, feito com água e fubá. As mulheres portuguesas faziam bolos, canjicas e pudins com o milho brasileiro.

 

Por sua enorme dimensão, cada região do Brasil possui sua peculiaridade, em razão das diferenças climaticas, tipos de solos, vegetação e povos de uma mesma região.  As culinárias mais famosas, pertencem aos estados de Minas Gerais e Bahia, sendo estas conhecidas em todo território brasileiro, e até homenageadas em feiras gastronômicas do mundo todo, principalmente na Europa.

Existe uma grande complexidade em determinar exatamente qual é o prato típico brasileiro. Segundo a maioria, provavelmente, o arroz e o feijão, cujo preparo varia conforme a região.  Contudo, a mistura de dois ingredientes básicos na mesa do brasileiro, ainda é insuficiente para diminuir tal complexidade da riqueza da gastronomia brasileira.

No Brasil são feitas três refeições diárias, entre as quais são envolvidos o consumo de café-com-leite, pão, frutas, bolos e doces, no café da manhã, feijão com arroz no almoço, refeição básica do brasileiro e, são somados, por vezes, o macarrão, a carne, a salada e a batata e, no jantar sopas, como também, as inúmeras comidas regionais.

Consideradas como as mais conhecidas, temos a feijoada, o carurú, vatapá, acarajé, a cachaça e o queijo minas, ambos reconhecidos também por seu modo de produção típicos. O churrasco, os sorvetes e sucos com enormes variedades de sabores encontrados pelo país, os peixes, os pratos tropeiros e infindáveis tantos outros, são símbolos de nossa gigantesca além de maravilhosa diversidade.

(Ramon Andrade)

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
Culinária potiguar - Bobó de camarão - Foto: divulgação
Culinária maranhense - Beijú de Tapioca - Foto: DDivulgação
Culinária baiana - Frigideira de marisco - Foto: Pituba Frigor
Culinária Capixaba- Torta capixaba - Foto: Reprodução site portal27
Culinaria Goiana - Empadao goiano - Foto: Recepedia
Culinária Sergipana - Moqueca de Robalo com camarão - Foto: Peixe Urbano
Culinária Paranaense - Barreado - Foto: Joel Rocha
Culinária Paraense - Tacacá do Pará - Foto: Ultrabox Atacado
Culinária Mineira - Tutú à mineira - Foto: Divulgação
Culinária Mineira - Pão de queijo - Foto: Pilão mineiro - Divulgação
Culinária Gaucha - Chimarrão - Foto: Alex Silva
Culinária Amazonense- Pirarucú à casaca com saltenha - Foto: Quesia Melo (G1)
Culinária Carioca - Feijoada Carioca - Foto: Divulgação
Culinária Baiana - Moqueca mista de sirí mole e catado - Foto: Divulgação
Culinária Baiana - Cocada baiana - Foto: Fernando Vivas
Culinária Baiana - Carurú - Foto: Tabuleiro Chic
Culinária Baiana - Camarão ao côco - Foto: Receitas e comidas.com.br
Culinária Baiana - Acarajé - Foto: Globe Hollidays
Culinária Alagoana - Sururú de Capote - Foto: Bar do Pelado
Culinária Acreana - Tucunaré Assado - Foto: Tucunaré na Chapa.com.br
VER TODAS MATÉRIAS
Destinos Minas Gerais
Publicidade