Maragogipinho é considerado o maior pólo de cerâmica para artesanato da América Latina

 29/04/2019  |  Postado por: Ramon Andrade
Peças em cerâmica produzidas em Olaria de Maragogipinho - Foto: Visite o Brasil
Peças em cerâmica produzidas em Olaria de Maragogipinho - Foto: Visite o Brasil

É dessa comunidade que saem as principais e belíssimas peças de cerâmica que mantêm a tradição da secular Feira de Caxixis na cidade de Nazaré-Ba que acontece sempre  a partir da Quinta-Feira Santa. A Feira de Caxixis é uma das maiores exposições de cerâmica popular a céu aberto na América Latina. 

Com centenas de olarias em pleno funcionamento, o distrito de Maragogipinho é Considerado o maior pólo de cerâmica da América Latina. Localizado a cerca de 220k de Salvador, é um verdadeiro patrimônio histórico escondido. Com uma tradição que já passa de mais de 300 anos e os oleiros, como são chamados os artesãos que fabricam as peças, aprendem o ofício desde cedo, numa arte que é passada de pai para filho. Sua produção de cerâmicas ainda conserva as ferramentas antigas, o que faz valorizar ainda mais o trabalho dos artesãos da comunidade, pela qual, muitas gerações já foram formadas moldando o barro.

Maragogipinho é um vilarejo, distrito de Aratuípe-Ba, deliciosamente tranqüilo e possue belíssimos atrativos naturais. A localidade é caracterizada por uma beleza acolhedora com suas casas  simples e modestas e ruas calçadas com paralelepípedos. Situa-se à beira de um braço do rio Maragogipinho que vai afluir no rio Jaguaripe.

Com mais de dois mil habitantes, quase 80% da população envolvidos na cadeia produtiva do artesanato, Maragogipinho, ainda mantém suas olarias com instalações bem rústicas de origem indígena. Algumas delas tem paredes de bambu ou varas cobertas de sapé e estão distribuídas em diversos corredores estreitos do vilarejo.
(Veja um vídeo de demonstração na produção das peças em cerâmica, ao final dessa matéria)

É dessa comunidade que saem as principais e belíssimas peças de cerâmica que mantêm a tradição da secular Feira de Caxixis na cidade de Nazaré-Ba que acontece sempre  a partir da Quinta-Feira Santa. A Feira de Caxixis é uma das maiores exposições de cerâmica popular a céu aberto na América Latina e segundo consta, sua  origem já passou de trezentos anos.

Tudo começou quando um oleiro de Maragogipinho navegou pelo Rio Jaguaripe com uma canoa cheia de objetos em cerâmica e chegou a comercializar todos os produtos que ele carregava. Com o sucesso das
vendas ele passou a expor suas peças às margens do rio todos os anos e levando cada vez mais oleiros. Foi a partir daí que surgiu assim, a Feira de Caxixis.

Os produtos fabricados em Maragogipinho têm presença garantida nas feiras locais, nos mercados populares de Salvador e chegam a ser vendidos nos estados do sudeste e exportados para a Europa. As peças em cerâmica de Maragogipinho, acompanharam o crescimento do mercado, mas mesmo assim, ainda hoje conservam suas verdadeiras raízes indígenas.

Forno a lenha onde são colocadas as cerâmicas para secar:
Forno a lenha

Entre suas inumeras peças produzidas, estão: bonecas, imagens sacras, animais, sandálias, cofres em formato de porco, panelas, abajures e diversos outros utensílios domésticos fabricados à base de barro,
argila e palha que encantam turistas que viajam pela Bahia.

São produzidas mensalmente dezenas de milhares de peças utilitárias e de decoração, com variados formatos e tamanhos e impressionantemente trabalhadas,  que são fornecidas para restaurantes, hotéis e pousadas, como também, para lojas de artesanatos espalhadas pelo Brasil.

Feira de Caxixis 2019

Imagem aérea da Feira de Caxixis 2019 em Nazare

A tradicional Feira de Caxixis 2019, realizada na cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, como em todos os anos, atraiu dezenas de milhares de visitantes durante a Semana Santa. O evento desse ano repetiu o mesmo sucesso do ano passado, reunindo música e a venda de artesanatos de cerâmica e, teve início dia 19/04 sexta-feira, finalizando no domingo, dia 21/04. A entrada para acesso ao evento como sempre foi totalmente gratuita.

A programação musical da festa desse ano, incluiu apresentações musicais de atrações como: Gabriel Diniz, Yasmin Santos, Lincoln e Duas Medidas, Dayane Felix,  Diego Moraes, Daniel Vieira, Olodum, Nenho, Denny Denan, Sem Retoque, Lá Furia, Parangolé e Bandana.

A modernização e beleza da Feira de Caxixis dos últimos anos, muito bem implementada pela Prefeita Eunice Peixoto, unindo grandes shows musicais à feira de artesanatos, tem atraído a cada ano, um grande numero de turistas nacionais, como também, internacionais. Com o novo formato na exposição das peças nas barracas em forma de escadinhas, oferece melhor visualização, bem como,  mais conforto aos que desejam adquirir esses belos produtos.

A Feira de Caxixis em 2019 teve mais de 300 barracas, onde o principal destaque é o artesanato típico com inúmeras peças esculpidas em barro (argila). A maioria dos objetos em exposição para venda na feira é produzida nas olarias de Maragogipinho.

Em breve, aguardem uma matéria especial sobre a Feira de Caxixis!

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
Diretor Geral do Visite o Brasil.
TAGS:  ,  
Fachada da Olaria em Maragogipinho - Foto: Associação dos Oleiros
Fachada da Olaria em Maragogipinho - Foto: Associação dos Oleiros
Feira dos Caxixis 2019
Feira dos Caxixis 2019
Interior da Olaria em Maragogipinho
Interior da Olaria em Maragogipinho
Peças no Interior da Olaria em Maragogipinho
Peças cruas no Interior da Olaria em Maragogipinho
Peças produzidas no Interior da Olaria em Maragogipinho
Armazenamento de Peças cruas no Interior da Olaria em Maragogipinho
Peças produzidas no Interior da Olaria em Maragogipinho
Forno da Olaria em Maragogipinho
Forno da Olaria em Maragogipinho
Feira dos Caxixis 2019 - Foto: PMN
Feira dos Caxixis 2019 - Foto: PMN
Feira dos Caxixis 2019 - Foto: PMN
Feira dos Caxixis 2019
Feira dos Caxixis 2019
Feira dos Caxixis 2019
Feira dos Caxixis 2019
VER TODAS MATÉRIAS
Publicidade