Últimos posts
História de Taguatinga
Praça Central - Foto: Eduardo Revoredo  (Panoramio)
Praça Central - Foto: Eduardo Revoredo (Panoramio)

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés, etc. A partir do século XVIII, a região sudeste do atual estado de Tocantins foi colonizada por bandeirantes, aventureiros e missionários religiosos, que ali fundaram diversas cidades, detentoras atualmente de importante património histórico. A catequese de índios e a utilização da mão de obra escrava caracterizaram a colonização. A cidade de Taguatinga especificamente teve a sua origem na Fazenda Brejo no século XVIII, de propriedade de uma família numerosa. Pela fertilidade de suas terras atraiu grande número de pessoas interessadas no trabalho rural e, com o tempo, se tornavam agregados, proprietários. Nas proximidades da fazenda havia outras tantas que também abrigavam pessoas atraídas pelas mesmas circunstâncias.

Em 1834 o povoado já florescente recebeu o nome de Santa Maria, onde Francisco Lino de Souza, então próspero comerciante edificou uma capela e para seu altar decidiu adquirir uma imagem de Santa Maria.[8] Antes mesmo que a compra fosse efetuada passou pela região, com destino ao Estado da Bahia, uma família procedente de Taipas, hoje distrito de Conceição do Tocantins, que conduzia uma imagem de Nossa Senhora da Abadia e que se dispôs a cedê-la ao proprietário. Concordaram ambos que a Padroeira fosse a referida santa até quando a família regressasse para buscar a imagem, o que nunca ocorreu. A Capela foi elevada a categoria de Paróquia de Santa Maria de Taguatinga pela Lei nº. 105, de 5 de dezembro de 1840.

Em 1855 o povoado de Santa Maria de Taguatinga foi elevado à categoria de vila, conforme Lei Província nº. 4, de 6 de novembro do mesmo ano e criado o município que foi mais tarde suspenso pela Lei nº. 355, de 1 de agosto de 1863. Em 1868, por Lei nº. 425, de 10 de novembro, a Vila Santa Maria de Taguatinga foi restaurada e a sua instalação realizou-se em 10 de junho de 1872, ficando o termo pertencente à Comarca de Paranã. Em 1918 foi criada a Comarca de Taguatinga, com sede na Vila de Santa Maria de Taguatinga. Em 1948, foi criado o município de Taguatinga A 'terra das palmeiras', como é conhecida Taguatinga, ainda conserva seus casarões do século XIX.

Fonte: Prefeituta de Taguatinga, Ibge e Wikipédia

Conheça mais sobre Taguatinga
Destinos Tocantins
Publicidade