Ilhas

Ilha Canela - Foto: Setur Gov Tocantins
Ilha Canela - Foto: Setur Gov Tocantins

Principais Ilhas do Tocantins

Ilha do Bananal
É a maior ilha genuinamente fluvial do mundo, com cerca de vinte mil quilômetros quadrados de extensão (1.916.225 hectares), cercada pelos rios Araguaia e Javaés. Reserva ambiental brasileira desde 1959, é considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 1993, sendo também uma das zonas Húmidas de importância internacional, classificadas pela Convenção de Ramsar. A ilha localiza-se no estado brasileiro do Tocantins, estando subdividida entre os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium.

Bananal está na divisa de Tocantins com os estados do Mato Grosso (no rio Araguaia) e de Goiás (na porção sul do rio Javaés). Na foz do rio Javaés, localizada no extremo norte da ilha, está a tríplice divisa entre os estados de Tocantins, Mato Grosso e Pará. Essa região insular posiciona-se entre as latitudes 9°44'S e 12°49'S e entre as longitudes 49°52'O e 50°44'O.

Parte da ilha é ocupada pela Terra Indígena Parque do Araguaia, a qual abrange toda a porção sul e boa parte da porção oeste de Bananal até a latitude da cidade de Santa Terezinha (MT); pelo Parque Nacional do Araguaia, que abrange as porções norte e nordeste da ilha; pela Terra Indígena Inãwébohona, que se sobrepõe ao Parque Nacional do Araguaia, estando localizada na porção nordeste da ilha; e pela Terra Indígena Utaria Wyhyna/Iròdu Iràna, que também se sobrepõe ao Parque Nacional do Araguaia e está localizada na porção norte da ilha.

Deste modo, toda a Ilha do Bananal é considerada pela constituição federal como terra da união, sendo o maior complexo de reservas existente no estado do Tocantins. Os povos indígenas que vivem na Ilha do Bananal, são: os Carajás, os Javaés, os Tapirapés, os Tuxás e os Avá-Canoeiros (mais conhecidos na região pelo apelido de Cara-Preta).

As estradas que dão acesso ao interior da Ilha do Bananal são a rodovia BR-242 (mais conhecida neste trecho como Transbananal), a Transaraguaia (extensão não-oficial da TO-255), além de uma estrada sem nome que liga a Aldeia Santa Isabel do Morro ao extremo sul da ilha, margeando o rio Araguaia e o rio Caracol.


Fonte: Wikipédia

Ilha Canela - Foto: Suzana Barros
Ilha Canela - Foto: Suzana Barros
Ilha Canela - Foto: Setur Gov Tocantins
Ilha Canela - Foto: Setur Gov Tocantins
 Veja também
O Tocantins tem encantos escondidos que estão sendo agora divulgados para o mundo, após seu ordenamento. O Parque do Cantão agrega ecoturismo e aventura, é um destino turístico que foge dos clichês...Saiba mais
Portal de entrada para a Ilha do Bananal e o Parque Nacional do Araguaia, é conhecida também por sua grande e famosa lagoa de mesmo nome. Suas belezas naturais lhe conferem um dos maiores potenciais...Saiba mais
Cachoeiras, fervedouros, trilhas e observação de animais são apenas algumas das atrações. O Tocantins possui quatro regiões turísticas, definidas pela necessidade de um zoneamento territorial do Estado, e também...Saiba mais
Destinos Tocantins
Publicidade